Sinais que apontam falta de vitamina D

2015-04-10_190211

A vitamina D é muito importante para o nosso corpo. Ela fortalece os dentes e os ossos, pois promove uma maior absorção de cálcio no sangue, reduzindo também o risco de certos tipos de câncer, como o de próstata, de mama e de cólon, além de ajudar a regenerar e estimular o sistema imunológico.
Devido ao fato de a vitamina D influenciar a produção de hormônios no corpo, também pode melhorar determinadas condições de pele, como psoríase, vitiligo e esclerodermia, além de controlar o humor.
Recentemente, algumas pesquisas estão considerando a vitamina D muito importantante para a prevenção de esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, infecções bacterianas e ataques virais. A principal fonte da vitamina D é o sol. Por isso, os banhos de sol, em horários adequados e sem exageros, devem fazer parte de uma vida saudável.
Em países que têm condições de luz solar baixa durante alguns meses do ano, o organismo é incapaz de obter a sua quota adequada de vitamina D através da síntese natural. Nesse período, suplementos de vitamina D3 podem ajudar para evitar a carência desta vitamina.
Como saber se você está com deficiência de vitamina D? Existem 12 sinais que são fortes indicativos dessa carência.
Na ocorrência de um ou mais deles de forma simultânea, fique atento: seu corpo pode estar carente de vitamina D. A Gazeta listou alguns sinais de carência de vitamina D.
1. Fragilidade dos músculos e ossos. Se começar a sentir menos força, fraqueza nos dentes e ossos, você pode estar com deficit de vitamina D.
2. Angústia constante e depressão. Estudos têm mostrado que as mulheres com baixos níveis de vitamina D tendem a ficar deprimidas ou a enfrentar estados de profunda tristeza.
3. Sensibilidade corporal crônica. As pessoas que sofrem de dor crônica sem causa aparente podem estar com carência de vitamina D.
4. Queda da saúde bucal. A ocorrência frequente de gengivite, sangramento, acúmulo de placa e enfraquecimentos dos dentes pode indicar níveis baixos de vitamina D.
5. Aumento da pressão arterial. A vitamina ajuda a saúde do coração, estimulando a circulação sanguínea. Quando há uma deficiência dela, a pressão arterial tende a aumentar.
6. Sonolência. Quando não tem níveis adequados de vitamina D, o corpo pode ter pouca energia, apresentando fadiga e sonolência.
7. Mudança de humor repentina. A vitamina D influencia na produção de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor encarregado de manter equilibrado nosso estado de ânimo.