Sextou e você está como? querendo um feriadão! Confira as folgas de 2021 e planeje-se

2015-04-10_190211

Por enquanto não é recomendável programar viagens ao exterior, porque não temos como saber se as fronteiras estarão abertas na época da sua viagem

“A gente pode viajar
durante a pandemia?”

Essa dúvida se tornou muito comum. Isso porque o coronavírus mudou radicalmente vários aspectos de nossas vidas. E sendo assim, com as viagens não seria diferente. Atualmente, saber para onde viajar ficou mais complicado, já que as medidas de segurança e prevenção variam de um país para outro.
Por exemplo: em países como Argentina, Colômbia e Paraguai os voos já estão liberados. Mas, por outro lado, em alguns países europeus como Alemanha, da França e da Itália, uma segunda onda do vírus forçou um aumento de restrições.
Por isso, antes de sonhar com sua próxima viagem, seja nacional ou internacional, é importante que você saiba quais são as recomendações do governo de nosso país em relação à Covid-19.

Cuidados ao viajar
durante a pandemia

Em primeiro lugar, saiba que o Brasil não apresenta restrições específicas para viagens, mas vale a pena conferir os sites do Ministério da Saúde e da Anvisa para se manter atualizado sobre os cuidados gerais para prevenir a doença. Siga as orientações abaixo:

Escolha destinos
menos lotados e com
menor risco de
contágio;

Use máscara sempre que estiver em locais públicos;
Lave as mãos com água e sabão e utilize use álcool em gel 70% quando não tiver água corrente e sabão por perto;
Não toque seus olhos, nariz e boca. Essas são vias de entrada para o vírus;
Cubra o nariz e boca com o cotovelo ao espirrar ou tossir;
Evite aglomerações;
Mantenha os ambientes sempre bem ventilados;
Nunca compartilhe objetos pessoais.

Enfim, os feriados!

2021 é um ano bastante proveitável para viajar em feriado. São pelo menos 9 feriadões emendáveis (em algumas cidades esse número pode chegar a 10 ou 11). A maior limitação é a pandemia, que requer cuidados dos viajantes (veja aqui) e não permite programar viagens internacionais.
Os únicos feriados nacionais desperdiçados são 21 de Abril (Tiradentes), que cai numa quarta, e 1º de Maio (Proclamação da República), que cai num sábado. (O 21 de Abril ainda pode virar um superferiadão no estado do Rio de Janeiro, onde 23 de Abril, sexta, é o feriado de São Jorge). Todos os outros feriadões caem em dias de semana.
Entre os feriados municipais/estaduais, este ano não será possível emendar o feriado da Consciência Negra (20 de Novembro), que cairá num sábado.
A melhor notícia é que a trinca de feriados que caem no mesmo dia do segundo semestre (7 de Setembro, 12 de Outubro e 2 de Novembro) este ano cairá na terça-feira, criando 3 feriadões de 4 dias. Até lá talvez já dê até para pensar em viagens internacionais.
Por enquanto não é recomendável programar viagens ao exterior, porque não temos como saber se as fronteiras estarão abertas (e os destinos, funcionando) na época da sua viagem.
Quando as viagens ao exterior se regularizarem, vamos acrescentar as dicas de viagens internacionais possíveis em feriadão.

Feriados de 3 dias
Este é um ano com 5 feriadões nacionais de 3 dias — os feriadões mais democráticos, porque você não precisa enforcar um dia útil para viajar.
No primeiro semestre, tem o 25 de janeiro, feriado na cidade de São Paulo (sábado a segunda, 23 a 25 de janeiro) e Páscoa (sexta a domingo, 2 a 4/abril).
No segundo semestre, os paulistas poderão aproveitar o feriado estadual de 9 de Julho (3 dias: sexta a domingo, 9 a 11/julho)
Brasileiros de todos os estados podem viajar na Proclamação da República (sábado a segunda, 13 a 15 de novembro), Natal (sexta a domingo, 24 a 26/dezembro) e Réveillon (sexta a domingo, 31 de dezembro a 2/janeiro).

Feriados de 4 dias
No primeiro semestre, todo mundo emenda o Carnaval (sábado a terça, 13 a 16/fevereiro).
Enforcando um dia, dá para viajar também em Corpus Christi (quinta a domingo, 3 a 6/junho).
No segundo semestre, a trinca de feriadões do mesmo dia cairão numa terça: 7 de Setembro (sábado a terça, 4 a 7/setembro), 12 de Outubro (sábado a tera, 9 a 12/outubro), Finados (sábado a terça, 30/outubro a 2/novembro)

Superferiadão
O único superferiadão do ano poderá ser aproveitado fluminenses: a junção de Tiradentes com São Jorge), que resulta numa folga de 5 dias (quarta a domingo, 21 a 25/abril).