Sessão de relaxamento: como montar um SPA aconchegante em casa

2015-04-10_190211
Por ter a ducha e a possibilidade de um ofurô ou banheira, o banheiro acaba sendo naturalmente o espaço ideal, mas às vezes ele não tem área suficiente. Então, um quarto pequeno ou uma varanda, podem funcionar também

Ter um cantinho de relaxamento em casa é um desejo cada vez mais recorrente para quem está acostumado com o estresse e a correria do dia a dia. Uma das opções para se desconectar dos problemas do dia é ter um SPA em casa, que nada mais é que um espaço com artifícios próprios para descansar o corpo e a mente. Esse ambiente estará disponível para quando você precisar, e pode ser criado tanto na parte interna como externa da casa.
Preparar a casa para receber um mini SPA não é tão complicado. As atividades relaxantes presentes nesse ambiente dependerão de gosto pessoal e das necessidades.
Há, por exemplo, quem não goste de hidromassagem, ou quem prefira ambientes mais aromatizados ou quem não gosta muito.

Na hora de definir uma paleta de cores para esse espaço, invista nos tons que aparecem na natureza, como os marrons da madeira, das pedras e da terra, o verde das plantas e o azul das águas. É importante escolher cores que transmitam relaxamento. O rosa pastel, por exemplo, continua uma super tendência, então também vale apostar na cor

Iluminação
Uma luz mais aconchegante e suave, que não seja muito invasiva é ótimo para não atrapalhar o momento de relaxamento. As velas, que podem ser aromáticas ou não, com lamparinas modernas são ideais.

A luz natural é bem vinda, mas pode ser filtrada com persianas ou cortinas em tecidos naturais, para que fique mais suave

Aroma especial
Existem algumas maneiras de deixar um cheirinho agradável no SPA em casa. Pode ser com um difusor, óleos essenciais ou com velas aromáticas. Há quem goste de incensos também, mas o importante é que se sentir confortável.

Os cheiros podem nos trazer memórias, acalmar, desacelerar o corpo e reduzir a ansiedade. Experimente adicionar difusores, velas aromáticas e incensos

Música
Deixar disponível um aparelho que toca música para quando o espaço for utilizando pode lhe causar muito conforto.

Decoração
A criatividade pode e deve ser abusada, mas é importante se atentar a elementos que combinem com a essência desse espaço. Delicadeza é a chave, então as sugestões são flores, pedras, cristais, velas, inspiração oriental, pétalas de flores, fonte de água com materiais sustentáveis, entre outros.

Organização
Para ficar mais sofisticado, não se esqueça de manter o SPA sempre organizado. Para isso é importante ter um lugar para acomodar os sais de banho, cremes e outros produtos de beleza, além das toalhas e chinelos. Podem ser estantes, nichos ou um baú.

A natureza é fonte de relaxamento e desconexão com a realidade urbana e estressante da maioria das pessoas. Por isso, adicionar plantas nesse espaço é essencial.

Estrutura
Madeira é o material que mais combina com um ambiente deste. Por isso é comum encontrarmos modelos de SPA com decks e pergolados de madeira. Além disso, são utilizados elementos naturais como bambu para os pergolados e troncos de árvore para fazer bancos.

Atividades para relaxar
Existem muitas alternativas para você dispor num SPA residencial, mas algumas atividades relaxantes são essenciais e de gosto quase unânime entre todo mundo, como escalda pés, esfoliação corporal, hidratação corporal, relaxamento com hidromassagem, banho de ofurô, máscara facial, meditação, yoga e sauna.

Escalda pés depois de um dia estressante e corrido é uma das atividades que podem ser agregadas ao cantinho relaxante