Semana de chuva e instabilidade

2015-04-10_190211

Depois de uma sequência de dias chuvosos e nublados na última semana, o retorno do sol, tão esperado , aconteceu no fina de semana. Porém, quem esperava ansioso por uma semana de sol e tempo aberto , já começou com a segunda-feira de chuvas . Conforme a MetSul Meteorologia, clima seco só na próxima semana,já que a semana toda vai ser de chuva e tempo fechado. “Ao longo desta semana, o tempo não firma e também chove na terça, quarta, quinta e sexta”, destaca o meteorologista Luiz Nachtigall.
Sol, mesmo,só no próximo domingo.

Depois do frio as chuvas intensas retornam
A massa de ar frio que derrubou as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e ainda mais, provocou o fenômeno de friagem no oeste da Região Norte, se encontra sobre o oceano, na altura do Sudeste, contribuindo ainda para um tempo mais firme e temperaturas amenas na porção mais central do país.
Já no Sul e em parte dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a partir desta segunda-feira (27), as chuvas volta a ocorrer com forte intensidade trazendo risco para transtornos. Isso ocorre devido à formação de baixas pressões sobre o sul da América do Sul e de ciclones extratropicais sobre o oceano, próximos a costa da Região Sul.

Previsão do tempo até a quarta-feira
A partir do fim da manhã desta segunda-feira (27) passou a chover no norte e noroeste do Rio Grande do Sul. A partir da tarde de ontem (27), as chuvas aumentaram de intensidade e se espalham boa parte do estado gaúcho, levando risco para alagamentos para toda a metade norte do estado.
Nesta terça-feira (28), a formação de uma baixa pressão próxima a costa do Rio Grande do Sul, durante a madrugada, da origem a outra frente fria, que provoca chuvas de moderada a forte intensidade e com trovoadas já no início da manhã no norte, nordeste e leste do território gaúcho, no estado de Santa Catarina, na metade oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Até o fim da manhã, as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul e se espalham para as demais regiões paranaenses.

Alerta Amarelo, Chuvas Intensas: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina

Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas