Semana chuvosa e fria na Serra Gaúcha

2015-04-10_190211

A semana será chuvosa em Bento Gonçalves, com previsão de mais de 70 mm de chuva até esta sexta-feira, dia 24. No decorrer dos próximos dias a temperatura deve ficar baixa, com mínima de 6° graus. Após uma semana de tempo instável, o sol volta a brilhar no sábado, 25 e domingo, dia 26, porém o frio deve ficar mais intenso. No sábado terá sol com algumas nuvens e uma temperatura mínima de 6° e máxima não passando dos 18°. Já, no domingo, existe a possibilidade de geada ao amanhecer e as mínimas serão de 2° e máxima não passando dos 20°.

O El Niño
Em boletim atualizado no dia 09 de agosto, a agência americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), manteve o cenário de atual neutralidade/transição sem o fenômeno La Niña observado no início do ano. A tendência é de aumento da temperatura até o fim de 2018, com 60% de chance de formação de um El Niño na primavera e de 70% de chance de manutenção do fenômeno durante o verão 2019. Entretanto, o próprio órgão admite que a temperatura superficial já não está tão elevada como no mês anterior.
Vale lembrar que nas atualizações anteriores, a Somar Meteorologia alertava para um segundo semestre de 2018 com aquecimento superficial fraco e diferenciado. Ele acontece pelo afloramento de águas quentes que propagam de oeste para leste pelas profundezas do oceano. Atualmente, este aquecimento profundo não está uniforme. Existem áreas com águas até 5°C mais quentes que o normal e outras com temperatura 1°C abaixo da média. No fim das contas, o Pacífico superficial ficará mais quente que o normal até o fim do ano, mas talvez, não alcance o mínimo necessário para ser considerado El Niño (cinco trimestres móveis com desvios de pelo menos +0,5°C na região equatorial central).

Ano 2018 semelhante ao de 2014
Por enquanto, a Somar Meteorologia compara o segundo semestre de 2018 com o que aconteceu em igual período de 2014. Naquele ano, a chuva aconteceu de forma mais irregular sobre o país, pois a corrente de jato, ventos fortes que sustentam as frentes frias, ficou mais ao sul, levando chuva forte somente à Argentina, Uruguai e oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste e nos Estados do Paraná e de Santa Catarina, a chuva foi irregular, ora ficando mais forte que o normal, ora mais fraca que a média histórica. Por conta da chuva mal distribuída, a primavera 2014 registrou algumas fortes ondas de calor, especialmente em outubro.