Seis erros que podem ser evitados na criação de meninos

2015-04-10_190211
Quando você é pai ou mãe de meninos, isso traz algumas particularidades que devem ser consideradas na hora de educa-los

Os pais se esforçam ao máximo para criar bem os seus filhos, mas uma hora ou outra eles não acabar cometendo alguns erros e isso é completamente natural. Com o passar do tempo e o crescimento das crianças, os pais acabam percebendo o que poderiam ter feito diferente e muitos ainda se culpam por isso, mas esse não é o caminho. Na maioria das vezes muitos desses erros nascem de boas intenções. Emouras palavras, os pais passam um pouco dos limites para superproteger os filhos e, simplesmente acabam, exagerando. Quando se é pai ou mãe de meninos, isso traz algumas particularidades que devem ser consideradas na educação.

Esperar que ele pense como você
Os pais podem até querer que seus filhos pensem como eles, mas, provavelmente, eles não vão. Os meninos acabem enxergando e encarando os problemas de um ângulo totalmente diferente das meninas, por exemplo. E quando eles chegam no início da adolescência, é comum que fiquem mais reservados se tratando de compartilhar seus sentimentos. É importante permitir que ele tenha liberdade de encontrar a melhor maneira de compreender sua própria vida, mas mesmo assim mostrar que os pais estão próximos para guia-lo quando necessário.

Colocar limites demais
Eles realmente precisam de limites, mas é importante lembrar que eles têm um grande desejo de conhecer e desbravar o mundo ao seu redor, por isso eles precisam ter a liberdade para isso, mas dentro da razão, é claro. Os limites devem ser impostos de maneira que eles possam refletir de forma sábia sobre os riscos a que estão expostos em cada situação.

Deixar que ele fique entediado
Meninos precisam de atividade. Se eles ficarem entediados, provavelmente vão recorrer aos aparelhos eletrônicos. Ou podem ficar ansiosos demais e acabar despejando sua energia reprimida e brigar com seus irmãos. Os pais não precisam ser gênios do entretenimento, mas podem tentar dar a ele a oportunidade de desabafar e extravasar quando necessário. Brincar com os amigos e fazer algum esporte pode ajudar muito.

Afirmar que “meninos são assim mesmo”
Todos sabem que algumas características diferenciam os meninos das meninas, mas isso não é uma licença para que eles ajam de forma grosseira ou irresponsável. Bebidas alcoólicas, brigas e outros comportamentos inadequados para menores de idade não mostram “um menino sendo um menino”, mas sim um menino agindo com imprudência. As exigências dos pais devem ser firmes em relação ao comportamento dos filhos e deixa-lo perceber que os pais esperam atitudes positivas.

Evitar oferecer a ele atividades diferentes daquelas com as quais ele tem afinidade
Só porque eles preferem jogar futebol a visitar museus, os pais não precisam e não devem evitar qualquer programa que possa tirar eles do seu próprio mundo. Todos os pais querem que os filhos sejam bem desenvolvidos, então é essencial que os pais os exponham a um mundo além do futebol e dos videogames. Claro, não dá para garantir que eles vão gostar de atividade como apreciar uma boa música, ter contato com outros tipos de arte e ler livros interessantes, mas a experiência irá ajudá-los a se relacionar melhor com os outros, a ter uma conversa mais agradável e um repertório vasto.

Fazer tudo por ele
É quase unânime: os pais acabam fazendo as coisas por seus filhos. Comida, lavar as roupas e, antes disso, sair recolhendo-as pela casa, tudo isso é normal até um certo ponto. O problema é que eles terão que aprender a se cuidar um dia, então é melhor que isso aconteça enquanto eles ainda estiverem em casa, para que os pais possam orientá-los. É muito importante que os meninos assumam mais responsabilidades. Quando os pais fazem coisas demais por seus filhos, acabam removendo uma via muito importante para o seu desenvolvimento.

 

Fonte: Sempre Família