Secretaria da Saúde notifica novo caso suspeito de varíola dos macacos no RS

2015-04-10_190211

O paciente com suspeita está em isolamento domiciliar

Nesta terça-feira, dia 14, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou mais um caso suspeito de varíola dos macacos no estado. Trata-se de um homem de 34 anos, residente de Porto Alegre, com histórico de viagens a países europeus.

O estado já tem um caso confirmado da doença, de um homem de 51 que chegou à Capital após viagem a Portugal, mas não há relação entre a infecção confirmada e o caso suspeito.

O paciente com suspeita está em isolamento domiciliar. Segundo a SES, ele apresenta quadro clínico estável e não tem complicações. O estado de saúde do homem é monitorado, bem como de seus contatos.

Uma amostra já foi coletada e será analisada pelo Instituto Adolf Lutz, de São Paulo.

Até esta segunda-feira (13), o Ministério da Saúde contabilizava três casos confirmados (dois em São Paulo e um no RS). Outros cinco casos seguem em investigação em: São Paulo (1), Acre (1), Ceará (1) e Maranhão (1) e Bahia (1).

Nota do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informa que, até o momento, três casos de monkeypox foram confirmados no Brasil, sendo dois no estado de São Paulo e um no Rio Grande do Sul.

A Pasta, por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes.

Outros cinco casos seguem em investigação nos estados São Paulo (1), Acre (1), Ceará (1) e Maranhão (1) e Bahia (1).