Saúde de Bento à beira do colapso

2015-04-10_190211


Todo atendimento de saúde, SUS ou particular, deve ser encaminhado diretamente para UPA Zona Sul. O uso de respirados está na taxa mais alta da pandemia.

A escalada de novos casos de Covid-19 e aumento no número de internações em todo o Rio Grande do Sul atinge também a estrutura de saúde de Bento Gonçalves. A Prefeitura Municipal informa que, devido ao aumento de atendimentos e internações no Hospital Tacchini, passa a atender toda demanda de pacientes da cidade na UPA.
A instituição oficiou a administração pública municipal, na noite deste sábado (06), informando que está com 140% de ocupação da estrutura para pacientes críticos (63 pacientes em regime de UTI); desses, 08 pacientes estão no Pronto Socorro.
Em consequência disso, não possui mais condições de absorver pacientes, visto que as equipes estão enfrentando a pandemia além do limite de suas possibilidades, empenhados em salvar o maior número possível de vidas, ficando impossibilitada de acolher mais pacientes críticos. Todo atendimento SUS ou particular deve ser encaminhado diretamente para UPA, no bairro Botafogo.
Segundo nota do Hospital Tacchini, assinada pela diretora técnica da instituição de saúde, Nicole Alberti Golin, o uso de respirados está na taxa mais alta da pandemia, afirmando que os atendimentos na instituição estão à beira do colapso.

Nota
Boa noite,
Para ciência de todos, informamos que nesse momento, às 21h de 06/03/2021, estamos com 140% de ocupação da estrutura para pacientes críticos (63 pacientes em regime de UTI); desses, 08 pacientes estão na nossa porta no Pronto Socorro.
Estamos com uso de 83,3% dos nossos respiradores, taxa mais alta de utilização até o momento, desde março de 2020.
Temos na Unidade de Internação mais 03 pacientes com risco iminente de agravamento e necessidade de UTI, portanto, chegando ao limite máximo previsto do que poderíamos suportar de pacientes em regime de cuidados críticos dentro da nossa estrutura (66 pacientes = COLAPSO).
Conforme orientações enviadas aos médicos pelo CREMERS no dia de 05.03.2021 via e-mail, onde coloca que: “Considerando que as instituições hospitalares têm capacidade operacional limitada para prestar atendimento com qualidade e seguindo os critérios científicos da Medicina, e que os médicos, equipe de saúde e hospitais respondem ética, civil e criminalmente pelo atendimento além da capacidade instalada,… E se o médico for obrigado a atender acima da capacidade operacional do hospital, deve comunicar ao diretor técnico – que é responsável pelas condições de trabalho –, ao Cremers, ao gestor público e ao Ministério Público.”, informo que comunicamos oficialmente aos seguintes órgãos que o Hospital Tacchini excedeu totalmente sua capacidade de absorver mais pacientes críticos nesse momento:

  • Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS),
  • Gestor público municipal – incluindo Coordenação Estadual de Regulação de Leitos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e coordenação da Unidade de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (UPA 24h), e
  • Ministério Público (MP).
    Seguimos contando com o apoio e comprometimento de todos nesse momento.

Nicole Alberti Golin
Diretora Técnica
Hospital Tacchini