Saiba o que fazer se o seu cachorro não quer a ração

2015-04-10_190211

Se anos atrás nós alimentávamos nossos cães com apenas restos de comida, atualmente temos à disposição uma infinidade de rações. Há rações específicas para cães pequenos ou grandes. Até ração vegetariana existe, geralmente recomendada para animais com alergia às rações comuns. Além disso, determinadas rações podem ser específicas para o tratamento de doenças, como diabetes ou doenças renais. No entanto, há um problema: alguns cães se recusam a comer ração. Diante disso, o que fazer? Confira algumas dicas que irão lhe ajudar a fazer o cachorro a se adaptar com a ração.

Após desmamar, o filhote deve receber a ração como primeiro alimento. Não permita que o animal experiente outro tipo de alimento. Mesmo que o cachorro se recuse a comer a ração nas primeiras vezes, o dono deve continuar insistindo até o animal começar a comer. Mais importante que a vontade do cachorro é a sua correta alimentação com ração. Não é impossível introduzir a ração para cães adultos acostumados a comer carne e arroz. Substitua o arroz pela ração e diminua aos poucos a quantidade de carne até o animal se acostumar a comer somente a ração.

• Quando o cachorro ficar sem comer o dia inteiro, mesmo com a ração à disposição, resista a dar outro tipo de alimento. O animal pode até ficar um ou dois dias sem se alimentar, mas depois vai acabar comendo a ração. Se o cachorro não gostou do sabor da ração, basta procurar outro tipo de ração. Há muitas outras opções de sabor de ração no mercado.

• Os petiscos devem ser evitados entre as refeições. Do contrário, o cachorro irá deixar de comer a ração, esperando pelo petisco. Após tentar de tudo e não conseguir fazer o cachorro comer ração, busque uma orientação junto ao médico veterinário, que poderá dizer qual a melhor forma de alimentar o animal em substituição à ração.

Dicas para o cachorro ter vontade de comer

Quando a falta de apetite não é causada por um problema de saúde, você pode seguir outras dicas além das que já destacamos: evite oferecer muitos petiscos; nunca ofereça alimentos não balanceados; tente mudar os horários
das refeições; invista em brincadeiras e passeios com o cachorro; mude o sabor da Naturalis do seu amigo. Temos diferentes opções para fazer a alegria dele.