Safra da uva deve chegar a 700 milhões quilos, prevê chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho

2015-04-10_190211

Depois de um inverno com poucas horas de frio, e a perda de quase 60% da safra por causa de um temporal em outubro, o produtor agrícola da Linha Ferri, Roberto Parisotto, já começou a ver seu trabalho de um ano inteiro refletido em belos cachos de uva BRS Violeta, a primeira colhida em sua propriedade de seis hectares.
Ele afirma que vai colher 50 toneladas da variedade até o final do ano. Seguirá também com a colheita de 15 toneladas de Bordeaux, 30 toneladas de Isabel e 25 toneladas de Concord. Parisotto planta ainda quatro variedades de pêssegos (dois hectares) e cítricos (dois hectares).
Sempre buscando inovar, o produtor começou a plantar em 2017 também tomates, com cerca de mil pés. “Estou renovando um hectare de videiras este ano, no próximo ano serão mais dois. Também comecei com o tomate. Estamos sempre diversificando”, explica.

Embrapa Uva e Vinho prevê uma safra razoável
O pesquisador Mauro Zanus, chefe da Embrapa Uva e Vinho, fez uma estimativa da safra de 2018 e acredita que será menor que a de 2017, atingindo de 680 a 700 milhões de quilos, 753 milhões de quilos deste ano.
Um dos motivos apontados por Zanus é que a safra deste ano teve recorde positivo. “Em 2016, a safra teve recorde negativo, chegando a apenas 300 milhões de quilos, aproximadamente. No ano seguinte, foi ao contrário, com recorde positivo”, explica.
Ele considera que o inverno foi de poucas horas de frio, o que não foi muito favorável para brotação. “Na sequência do inverno, não choveu tanto em algumas áreas. As poucas horas de frio, somando a pouca chuva, não contribuem para a brotação”, relata.
Segundo ele, a primavera foi uma estação “muito boa, com chuvas distribuídas, sem problemas graves de doença no período de floração”. Zanus acrescenta que, por causa do inverno “fraco”, a brotação e o ciclo das videiras foi antecipado um pouco. “Está acontecendo uma antecipação da safra. Estima-se que vai antecipar em quase duas semanas comparativamente”, pontua. O chefe da Embrapa cita como exemplo as uvas de maturação precoce, as quais estão todas antecipadas, entre 10 e 14 dias. “A safra de 2018 n vai alcançar o mesmo valor de 2017, vai ser uma safra menor”, registra.
“Agora começa a definir muito o peso dos cachos. As chuvas determinam o peso da baga, da produção. Estão acompanhando os informes do instituto meteorológico. Por isso, é apontado que terá um verão normal, com chuvas normais ou um pouco abaixo.
No ano passado as chuvas foram bastante acentuadas. Os prognósticos estão prevendo um efeito de La Niña moderado. Ou seja , o efeito é de menos chuva” explica. Por outro lado, Zanus diz que os números não são exatos, porque devem depender ainda da condição do clima entre janeiro e meados de fevereiro.

Safra de 2017 foi recorde
A safra de 2017 foi a maior registrada no Rio Grande do Sul. Com 750.612.622 quilos de uva, teve um volume 5,8% maior que o número registrado em 2011, último recorde registrado, com 709,6 milhões de quilos. Desse total, 89,6% foram de uvas americanas e híbridas e 10,4% de uvas vitis viníferas. Neste ano, 418 vinícolas distribuídas em 68 cidades declararam processamento da matéria-prima, cultivada em 136 diferentes municípios.
Além do clima propício, o setor observou que, nos últimos anos, apesar de não haver um aumento significativo da área plantada no Estado, algumas cultivares foram substituídas por outras mais produtivas, entre elas a Bordô e as desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho, como a Lorena, e a Isabel precoce. O aumento de volume mais significativo foi observado principalmente entre os pequenos produtores. Metade da safra deverá ser destinada para os vinhos tranquilos e espumantes e a outra metade para os sucos e derivados.

8 dicas para melhorar a colheita das uvas
Na hora da colheita, alguns cuidados podem ser tomados para manter a qualidade das uvas até que elas sejam recebidas pela cantina. Por isto, seguem abaixo, dicas para melhorar a colheita das uvas
1) Procure colher nas primeiras horas da manhã, o calor prejudica a qualidade das uvas.
2) Utilize as caixas plásticas adequadas e bem limpas.
3) Evite encher demais as caixas para não esmagar as uvas na hora de empilhar.
4) Coloque as uvas na caixa com cuidado para não danificar os cachos.
5) Se possível, separe as uvas de menor qualidade (com podridão ou danificadas) para não prejudicar as uvas sadias.
6) Trate bem as caixas com as uvas colhidas; evite chacoalhar ou batê-las para não ferir os frutos.
7) Deixe as caixas já colhidas na sombra em local fresco e ao abrigo da chuva.
8) Procure transportar as uvas o mais rápido possível e nas horas menos quentes do dia.
Com essas práticas simples, podem-se evitar descontos no preço recebido por qualidade das uvas e melhorar a qualidade do suco ou vinho elaborado com as suas uvas.