Retomada de serviços não essenciais será na próxima segunda

2015-04-10_190211

Anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, após reunião com o governador Eduardo Leite

A partir da próxima segunda-feira, o Rio Grande do Sul retomará o modelo de cogestão no Distanciamento Controlado e permitirá que os serviços não essenciais voltem a funcionar. Na cogestão, prefeitos podem adotar medidas menos restritivas que as estaduais. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, após reunião com o governador Eduardo Leite e membros do Comitê Científico, na noite desta terça-feira (16).

A reabertura do comércio não essencial, a partir da próxima semana, poderá ocorrer de 2ª a 6ª feira, até às 20h. Restaurantes, bares e lanchonetes poderão atuar sem restrição de dias, até às 17h e hotéis e alojamentos com lotação máxima de 50% (com Selo Turismo Responsável) e 30% (sem Selo Turismo Responsável). A restrição de atividades todos os dias entre 20h e 5h está mantida até 30 de março. Na reunião, representantes do setor de bares e restaurantes ouviram que, conforme avaliação, há a possibilidade de retomada, sem restrição de horário, a partir de 1º de abril.
O governador, Eduardo Leite, também anunciou novas medidas econômicas, com linhas de crédito nos bancos BRDE, Badesul e Banrisul.

Recorde de mortes
O Rio Grande do Sul bateu um novo recorde de registro de mortes diárias por Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 502 óbitos foram contabilizados, em 140 cidades gaúchas. Ao todo, já morreram 15.606 pessoas no Estado por causa da doença.Este é o maior número de vítimas da doença registradas no Estado desde o início da pandemia.

A taxa de ocupação de leitos em UTI em geral, no Rio Grande do Sul, é de 107,8%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, com 3.433 pacientes em 3.186 leitos de UTI.
Em Bento Gonçalves, os números da SES apontam para uma ocupação de leitos UTI e leitos Covid em 104,3%. Na cidade, são 45 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, com lotação de 66 pacientes, ou seja, 11 pessoas seguem na lista de espera por um leito UTI. Nos leitos privados a ocupação é ainda muito preocupante, com 190,9%. Dos 22 leitos, 42 pacientes estão internados. Dos equipamentos de respiradores, a ocupação também preocupa, dos 45 respiradores disponíveis, 48 pacientes necessitam dos equipamentos, 106,7% de ocupação.

Vai piorar, antes de melhorar
No dia em que o Rio Grande do Sul atingiu recorde de mortes por coronavírus registradas em 24 horas, o governador Eduardo Leite disse, nesta terça-feira (16), que o número de vítimas ainda vai aumentar antes de começar a diminuir. Em entrevista à CNN, Leite falou que as medidas restritivas adotadas no Estado já estão surtindo efeito, mas que no caso das mortes, elas serão percebidas mais a frente.

Nesta terça-feira (16), os dados do Boletim Epidemiológico, do Comitê de Atenção ao Coronavírus, em Bento Gonçalves, informaram que 35 novos casos foram confirmados e 40 apresentaram cura clínica. São agora 10.652 casos confirmados, 9.313 curados e 200 óbitos.

Vacinação
RS deve ter vacinas para todos os grupos prioritários. Ainda distante da meta de 70% da população vacinada para o controle da pandemia de coronavírus, o Rio Grande do Sul deverá ter doses garantidas para todos os 4,47 milhões de gaúchos que constituem os grupos prioritários em maio, segundo cronograma de repasse firmado entre Ministério da Saúde e farmacêuticas.