Reposição de colágeno para pessoas vegetarianas ou veganas

2015-04-10_190211

Para os que não comem carne e alimentos de origem animal, a suplementação entra para suprir a necessidade

Que o colágeno é uma proteína indispensável para quem quer ter uma pele jovem e saudável por vários anos, não é novidade. Mas você sabia que além de bom para a pele, ele também é importante para a prevenção de osteoporose, artrite, evitando lesão para pessoas mais idosas ou atletas, que exigem muito do corpo?
A principal fonte desta proteína são os ossos e carnes de animais. Mas para os que não comem carne e/ou alimentos de origem animal, a suplementação entra para suprir a necessidade. Este tipo de reposição, geralmente feita por meio de cápsulas, contém em maioria glicina e prolina, aminoácidos formadores do colágeno.
Estes aminoácidos são produzidos pelo nosso corpo, contudo, conforme a idade avança, o estresse é acumulado e o ritmo de vida se torna cada vez mais frenético, a produção é diminuída. Portanto, para repor esses componentes, alguns alimentos são essenciais:

Alimentos fonte de glicina e prolina:
Feijão
Pepino
Repolho
Couve
Abóbora
Outra fonte importante de colágeno é a lisina, um pouco mais difícil de ser adquirida, mas com a quantidade adequada de leguminosas, como lentilha, feijões de tipos variados, além de oleaginosas, como castanhas, a própria pasta de amendoim (integral, sem adição de açúcares extras) pode ser uma ótima alternativa.
Um potencializador do colágeno é a vitamina C, também que não é produzida pelo corpo, mas que pode ser obtida facilmente por meio de dieta, com alimentos como laranja, mamão, pimentão, manga, morango e etc.
Sabendo disso, se você é vegetariano ou vegano, não deixe de dar uma atenção especial a esses alimentos para conseguir a quantidade ideal de colágeno, e manter a saúde por muito tempo!

Receitas de batidas que ajudam na formação de colágeno:

Shake de frutas

Ingredientes:
– 1 laranja
– 3 morangos (orgânicos, de preferência)
– 1/2 cenoura
– 1 colher de sopa de tofu (orgânico, de preferência)
– 1 colher de sopa de chia
Modo de preparo:
– Bata todos os ingredientes.

Bowl de frutas

Ingredientes:
– 150 ml de leite de semente de girassol
– 1 banana congelada
-1/ 2 colher de sopa de cacau em pó 100%
– 1/2 colher de sopa de chia
– 1 tâmara
Modo de fazer:
– Bata todos os ingredientes.

Shake de manga

Ingredientes:
– 1/4 de manga
– 1 colher do tipo concha de proteína vegetal de ervilha ou quinoa
– 1 colher de sopa de tofu (orgânico, de preferência)
– 1 colher de sopa de chia
– Uma pitada de cúrcuma
Como fazer:
– Bata todos os ingredientes.