Renovação da CNH está mais fácil após mudança das exigências pelo Governo

2015-04-10_190211
A ideia é que o condutor mantenha o mesmo documento até completar 55 anos efetuando atualizações esporádicas apenas dos exames médicos

Estudos sugerem que a nova forma da CNH seria emitida pela primeira vez a partir dos 18 anos e os procedimentos atuais devem ser mantidos. Somente os exames médicos teriam de ser atualizados a cada cinco anos, sem a necessidade de troca do documento e ida a qualquer órgão governamental. Após os 55 anos, a periodicidade dos exames cairia para dois anos e meio e também seria preciso renovar o documento e após os 70 anos, os exames e a renovação seriam feitos anualmente. Os exames poderiam ser feitos em uma rede médica credenciada pelo Denatran em cada cidade do País. O objetivo da medida é simplificar a vida dos usuários do trânsito brasileiro, adotando medida que visem manter a segurança tanto de motoristas quanto de pedestres. Em março o governo voltou atrás sobre a decisão de uma norma que endurecia as regras de renovação, o texto acabou revogado e os motoristas precisariam fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico. A resolução previa que o motorista deveria fazer duas balizas para tirar a primeira CNH e estabelecia que a carteira de motociclistas exigiria exames na ruas.
Nos próximos dias o governo deve editar uma medida provisória que facilita a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo informações, a partir da expedição da CNH os motoristas precisam apenas fazer os exames médicos a cada cinco anos, e não precisam mais passar pela burocracia que havia antes para renovar o documento.