Rendimento escolar gaúcho tem avaliação divulgada

2015-04-10_190211

O empenho de 244.314 mil alunos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio foram testado pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS2018), em novembro do ano passado e nesta última quarta-feira (6), os resultados desta avaliação foram divulgados.

A avaliação foi realizada nas áreas de português e matemática
Na competência em Língua Portuguesa, os resultados do 3º ano do ensino fundamental apontam que 40,9% dos 38.917 mil estudantes avaliados não apresentam índices satisfatórios de leitura. Na escrita, 50,6% estão em nível adequado, enquanto 17,3% estão abaixo do básico. No 6º ano do Ensino Fundamental a melhora foi positiva, e o nível subiu de adequado, em 2016, para o avançado, em 2018. Em Matemática foram avaliados 39.573 estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Desses, 41,9% apresentam níveis básicos de desempenho, 30,3% adequados, enquanto 22,4% se encontram abaixo do básico exigido. No 6º ano do Ensino Fundamental, 52.345 jovens participaram. Desses, 41,5% apresentam níveis básicos de desempenho, 26,3% adequados, e 24,9% abaixo do básico – mesmo agregando sete pontos de proficiência entre 2016 e 2018, a Rede permaneceu com o mesmo padrão de conhecimento e desempenho do que em 2016.
Mais de 80 mil estudantes do 1º ano do Ensino Médio foram avaliados em matemática, e 51,4% alcançaram um conhecimento básico, enquanto que 35,2% estão abaixo do exigido. O percentual de adequado ou avançado em Matemática passou de 7,7% (2016) para 13,4% (2018).