Região serrana recebe notificação de Aviso do Governo do Estado

2015-04-10_190211
A Macrorregião Serra apresenta como característica receber pacientes de outras macrorregiões do Estado. Foto: Reprodução

Apesar de não apresentar aumento expressivo no indicador de Covid-19, demonstra tendência de aumento nas internações

Em reunião, na manhã de quinta-feira (20), o Gabinete de Crise avaliou as recomendações feitas pelo Grupo de Trabalho Saúde (GT) e confirmou a emissão de três dos quatro novos Alertas do Sistema 3As de Monitoramento sugeridos pela equipe técnica. Com isso, as regiões Covid-19 de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana devem ser comunicadas ao longo do dia sobre a necessidade de adotar medidas para conter o avanço da pandemia.

Além disso, a reunião apontou pela necessidade de emitir um Aviso para a região de Bagé e um novo Aviso para Caxias do Sul, que já havia recebido a emissão na reunião anterior. A região serrana, apesar de não apresentar aumento expressivo no indicador de incidência de casos novos por 100 mil habitantes, demonstra tendência de aumento nas internações em leitos clínicos, com salto de 287 internados em 9 de maio, entre confirmados e suspeitos, para 373 em 18 de maio, ou seja, aumento de 30%.

No entanto, a equipe técnica leva em conta na análise que a Macrorregião Serra, que coincide com a região Covid-19 de Caxias do Sul, apresenta como característica receber pacientes de outras macrorregiões do Estado, por isso emitiu o Aviso, e não Alerta.