Rede Municipal de ensino chega ao terceiro mês de ensino remoto

2015-04-10_190211

A rede municipal de ensino está há três meses funcionando a partir do ensino remoto, utilizando a plataforma virtual EducarWeb, para os alunos acessarem o conteúdo escolar. Para tal prática, é necessário que os estudantes tenham acesso à internet, tanto para adquirirem, quanto para responderem as atividades ou pedirem auxílio a colegas e professores.
Segundo dados da Secretaria de Educação, dos mais de 11 mil alunos da rede municipal de ensino, 83% tem acesso à internet. Para a parcela de 17% de estudantes que não possuem rede wi-fi ou dados móveis, como 3G e 4G, a alternativa indicada é a ida até a escola para retirada impressa do material.
Thaís Vilanova, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Dorneles, relata que a adesão ao módulo virtual por parte dos alunos foi boa. Para os que não o acessam, é feito um acompanhamento com data marcada para a retirada e entrega da atividade na escola, assim os professores podem corrigir.
Enquanto ainda há incertezas sobre a volta às aulas no município, este novo sistema continua vigente, mesmo com algumas dificuldades, pois o ensino à distância tem diversas limitações para o aprendizado de crianças e adolescentes, já que não há a rotina da escola e a presença firme do professor naquele momento. Thaís comenta, por fim:
“O sistema é bom, mas muitos têm dificuldade. Sabemos que não é como o presencial, mas está ajudando.”