Quinta-feira inicia muito fria, mesmo sem ar polar

2015-04-10_190211

Massa de ar polar já se foi e é a atmosfera extremamente seca que traz um enorme resfriamento durante a noite

Segundo o site Metsul, o Ri0o Grande do Sul terá mais um amanhecer com mínimas congelantes nesta quinta-feira.

A massa de ar passou a ser extremamente seca e isso favorece enorme resfriamento noturno com a temperatura despencando a partir do entardecer com frio logo no começo da noite, mesmo após uma tarde com marcas altas nos termômetros e que hoje passaram de 20ºC.

Como em deserto  o perfil de umidade é típico de áreas desérticas com umidade relativa do ar à tarde abaixo de 10% em alguns pontos, a temperatura sobe muito rapidamente durante o dia e desaba à noite com enorme amplitude térmica. É justamente o cenário previsto para esta quinta-feira.

O ar seco, aumenta dramaticamente a diferença de temperatura entre microclimas, especialmente em cidades com variações de altitude. Na Serra Gaúcha, é previsto nesta quinta que alguns pontos amanheçam com 5ºC ou 6ºC positivos, mas a poucas centenas de metros de distância, numa baixada ou fundo de vale, a temperatura esteja em 5ºC ou 6ºC negativos. Em meia dúzia de quadras numa cidade de relevo ondulado, a temperatura pode variar 10ºC ou mais.

Outro dia de geadas

Com o frio intenso que ainda se prevê, novamente muitos pontos devem começar o dia com formação de geada.  A tendência é de pouco ou nada de geada em áreas mais altas, e muita geada nas baixadas. Com o ar muito seco, o tempo bastante aberto e o vento calmo, o ar mais frio e pesado escoa para as baixadas e, por isso, elas devem ter a geada mais forte.

O mapa  mostra a projeção de geada o amanhecer desta quinta