Quem não regularizar CPF pode ter contas bancárias encerradas

2015-04-10_190211

Emissão de passaporte e compra de imóveis podem ser dificultadas no caso de pendências

Os bancos brasileiros têm alertado os seus clientes sobre o cumprimento de uma regra estabelecida pelo Banco Central em 2019. Segundo a regulamentação, pessoas que tenham seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em situação de irregularidade, anulação ou cancelamento, devem ter suas contas bancárias encerradas.
Para evitar estes contratempos, é necessário regularizar a situação do CPF junto à Receita Federal. Principalmente porque, mesmo que as contas ainda tenham fundos, o encerramento pode ser concluído.
No Brasil, ter o CPF em situação irregular dificulta processos do dia-a-dia. Entre eles, estão a compra e venda de imóveis, a solicitação de passaporte ou até fazer transação em contas bancárias. Devido a isso, é recomendado que o cidadão desfaça suas pendências.
Para fazer consultas e buscar normalizar sua situação com a Receita Federal, é necessário acessar a página da instituição. Também é possível fazê-lo pelo aplicativo do órgão. Para o cidadão que estiver com pendências relacionadas ao pagamento do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), pode-se acessar o portal e-CAC com um código de acesso que pode ser obtido no próprio site ou a partir do app “Meu Imposto de Renda”. Caso a irregularidade seja devida a problemas no cadastro, basta atualizá-las no site da Receita Federal.