Queda de ocupação em leitos de UTI traz alívio para sistema de saúde

2015-04-10_190211
Nesta semana, sete pessoas morreram em decorrência de complicações da Covid-19, em Bento. Foto: Reprodução

Apesar dos números apresentarem melhora, município ainda registra mortes em decorrência da Covid-19

Apesar de lenta, a taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) segue caindo em Bento Gonçalves. Segundo dados do Dashboard, Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta quinta-feira (22), o número de internados em gravidade no Hospital Tacchini era de 35. O número representa uma queda de 50% na ocupação de leitos, se considerarmos o pico da pandemia, onde os leitos intensivos chegaram a atender 70 pacientes.

Dos 35 leitos ocupados, 20 pacientes estão positivados para Covid-19, um com suspeita e 14 pacientes por outras doenças. O número de respiradores em uso também caiu, são 18 sendo utilizados, para um total de 45 equipamentos, o que significa uma ocupação de 40% da capacidade.

Apesar desta boa notícia, Bento contabilizou mais sete mortes em virtude do coronavírus nesta semana. O último registro trata de uma idosa, de 90 anos, que estava internada no Hospital Tacchini. Tinha comorbidades e faleceu nesta quinta-feira, 22 de julho. Com mais esse registro, Bento Gonçalves acumula 351 mortes desde o início da pandemia.

Neste momento, são 1.432 pessoas com o vírus ativo na cidade, destas 20 estão internadas em UTI, 27 em leito hospitalar e 1.372 em isolamento domiciliar. Bento contabiliza 17.725 recuperados, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus.