Qual é o molho ideal para cada tipo de macarrão?

2015-04-10_190211
Existem molhos que melhor combinam como cada tipo de massa

De forma simplificada, pode-se dividir os tipos de macarrão por massa curta, massa longa e massa para sopa. Essas são as variedades que você encontra facilmente no supermercado.
Embora pareça tudo igual, porque massa é massa, não é bem assim. Se fosse o caso de um macarrão caseiro, faria ainda mais diferença do que as versões industrializadas, pois o sabor e a consistência são totalmente diferentes. Sendo assim, o tipo de molho também é. Mas mesmo que você compre a massa industrializada, existem molhos que melhor combinam como cada tipo.

Massa curta
As massas curtas mais comuns são os tipos de macarrão conchiglione (conchas), gravata, caracol, fusili (espiral), penne, rigatone e tortiglione, esses dois últimos muito semelhantes. O preparo das massas curtas é mais rápido e bastante simples: em água com sal, de acordo com a quantidade que desejar. Após levantar fervura, é preciso provar de vez em quando para não ficarem moles demais. O ponto ideal é al dente.
Os molhos que melhor combinam com as massas curtas são os encorpados, mais grossos e com pedaços inteiros de carne, de tomate, de legumes ou de cogumelos. Isso porque o tamanho da massa e seu formato colaboram para que o molho fique melhor agrupado e mais fácil de saborear. Os tipos vazados ainda permitem que o molho fique como recheio, como o molho branco, por exemplo;

Massa longa
Dentro dos tipos de macarrão de massas longas estão o espaguete, fettucine (ninho grosso), ninho fino, fidelini, talharim, pappardelle, linguine e cabelo de anjo, o mais fino de todos. Da mesma forma que as massas curtas, é preciso ficar atento assim que a água levanta fervura, pois o ponto ideal para servir é al dente.
Com os tipos de macarrão de massa longa, a melhor escolha são os molhos leves, menos concentrados, para que façam uma boa mistura. Boas ideias são os molhos de ervas frescas e carbonara.

Massa para sopa
Os tipos de macarrão para sopa costumam ser curtinhos e pequenos para caberem na colher ao comer a sopa. São elas: argolinha, conchinha, fildeli, estrelinha e letrinha. Essas massas cozinham rápido, mas a ideia é que fiquem bem molinhas para combinar com a sopa. Geralmente são adicionadas nos minutos finais do preparo do caldo.
Esses tipos de macarrão são ideais para sopas, caldos e cremes, não para servir com molhos, pois são muito pequenos. Eles não são o prato principal, mas sim um dos ingredientes que compõem um prato de entrada.