Qual a melhor ração: seca ou úmida?

2015-04-10_190211
Alimentos enlatados contém o mesmo número de calorias dos alimentos secos, por isso, o gato pode se sentir cheio antes do fim da refeição

É difícil dar uma resposta que possa ser considerada “certa ou errada”, separamos os prós e contras das rações e esperamos ajudá-los a escolher o melhor pro seu pet.
A ração seca é mais barata, fácil de armazenar e pode ficar disponível durante o dia todo para o gato comer na hora que der vontade, além de ajudar na dentição, contra tártaros e problemas na gengiva. A desvantagem da ração seca é a dificuldade que certos animais podem ter no momento da ingestão, principalmente animais idosos. A falta de alguns dentes pode causar a mastigação insuficiente, acarretando em má digestão.
Já a comida enlatada ajuda a desenvolver ossos e músculos fortes, também tem alto teor de água que auxilia na melhora de problemas renais ou doenças do trato urinário, além de estar sempre fresca para o consumo. A principal desvantagem da ração úmida é a impossibilidade de permanecer exposta por longos períodos. É comum ter acúmulo de moscas no local onde a comida fica como também em alguns casos, acaba estragando. Outro ponto negativo é a alta incidência de problemas dentários devido ao acúmulo de tártaro.
Alimentos enlatados contém o mesmo número de calorias de 1/4 a 1/3 de xícara dos alimentos secos, por isso, o gato pode se sentir cheio antes do fim da refeição.
Independente da ração que você prefere para alimentar seu animal, o importante é saber se ela é rica em nutrientes e proteínas, e mantenha o sempre os potes com água fresca.