Proteja seus dados com a ‘‘camisinha de USB”

2015-04-10_190211

Hoje em dia os locais que disponibilizam USB parra carregar celulares não são mais uma grande novidade, este tipo de tecnologia ficou comum, mas, estes dispositivos não trazem só vantagens, na verdade a sua utilização pode ser bem insegura. Os pontos de recargas espalhados por transportes públicos, bancos, shoppings, aviões, hotéis e demais locais, podem ser uma brecha para os hackers acessar e roubar dados.

Neste sentido, para se proteger de possíveis invasões, e continuar usando o mecanismo que facilita e muitas vezes ‘salva’ a vida, foram criados os bloqueadores de dados USB, conhecidos também como “camisinhas de USB”. Mesmo não sendo uma novidade, os dispositivos que estão no mercado há alguns anos, não são tão conhecidos, mas são muito eficientes na proteção de ataques cibernéticos que podem infectar eletrônicos de usuários.

Consequências
De acordo com Luke Sisak, assistente da Promotoria do Condado de Los Angeles, nos EUA. as consequências de um ataque cibernético podem ser “devastadoras”.
Sisak esclarece sobre os perigos: “Um simples carregamento do seu dispositivo pode esvaziar sua conta bancária. Se os hackers conseguirem instalar o malware, eles podem bloquear seu telefone, roubar informações sensíveis, como dados de passaporte ou endereço residencial”.

Um relatório de uma empresa de tecnologia a International Business Machines – IBM, afirmou que: “Os ataques por softwares maliciosos sequestram o poder de computação, resultando em um consumo de capacidade computacional para seus próprios fins e redução de recursos disponíveis aos usuários”. Neste sentido, o relatório indica que houve um aumento na incidência de ataques contra o setor de transportes, o segundo mais vulnerável em 2018, depois do setor de serviços financeiros. O documento aponta: “Não é apenas uma questão do grande volume de ataques, mas também da relevância das vítimas. Em 2018, vimos mais brechas no setor de transportes do que nos anos anteriores”.

Como funcionam?
Os dispositivos são pequenos adaptadores USB portáteis que tem uma ponteira de entrada e saída que permite que os dispositivos carreguem, mas impede a transferência de dados.

Outras recomendações
O seu celular tem funções de encriptação e autenticação que estão nos ajustes de segurança do aparelho, utilize-as para proteger seus dados e arquivos;
Use um antivírus; Não recarregue seu celular em computadores e pontos de recarga que não sejam de sua confiança;
Caso você decida mesmo assim correr o risco e carregar o seu aparelho eletrônico em um local que não tem confiança, não desbloqueie o aparelho durante a recarga;
Faça a recarga com o aparelho desligado; Seja cauteloso ao instalar aplicativos.