Projeto social recebe contribuições do Imposto de Renda até final deste mês

2015-04-10_190211

Muitos contribuintes questionam-se sobre a efetividade da aplicação dos valores arrecadados anualmente pelo Governo Federal com o Imposto de Renda. Quem faz a destinação de parte da contribuição para entidades locais tem a oportunidade diferenciada de conferir, na prática, como a utilização dos recursos auxilia quem precisa.
A Associação Amigos da Criança, por meio do Projeto Esperança/Pelotão Curumim, é uma das beneficiadas pela ação do Leãozinho do Bem. Os recursos recebidos com a arrecadação do percentual do IR são utilizados para manutenção das atividades desenvolvidas desde 1996, entre elas a inclusão social de jovens, com idades entre 12 e 17 anos, em situações de risco e vulnerabilidade social.
Cerca de 40 adolescentes são atendidos no 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM), recebendo material escolar e esportivo, além da assistência de uma psicóloga e de uma professora de Educação Física. “O recurso vindo do projeto Leãozinho do Bem faz toda a diferença no desenvolvimento do trabalho. É fundamental, mudou a nossa realidade”, avalia o coordenador do projeto, sargento Gelson Luis Scalco.
Os participantes do Pelotão Curumim recebem uniforme completo, duas refeições diárias, assistência médica, odontológica, religiosa, psicológica e social, aulas de reforço escolar, educação física, exercício da cidadania e cursos profissionalizantes que tem como objetivo oportunizar a futura inserção destes jovens no mercado de trabalho.
As atividades ocorrem de janeiro a fevereiro, todas as quartas-feiras, e de março a dezembro, de segunda à sexta-feira, das 12h. às 17h, sempre no contraturno escolar. Além disso, são encaminhados para vagas do programa Jovem Aprendiz.
O Pelotão Curumim é uma iniciativa do Exército Brasileiro, realizado pelo 6º BCOM de Bento Gonçalves, em conjunto com a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Associação Amigos da Criança e o apoio de entidades representativas da comunidade bentogonçalvense e da Serra Gaúcha.

Entidades aptas a receber o benefício do projeto Leãozinho do Bem:
– Associação Amigos das Crianças (Pelotão Curumim)
– Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
– Associação Atlética de Bento Gonçalves (AABG)
– Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (ABRAÇAÍ)
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
– Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF)
– Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG)
– Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG)
– Associação Integrada ao Desenvolvimento Down (AIDD)
– Bento Vôlei
– Círculo Operário
– Fundação Todeschini
– Lar da Caridade