Projeto Raiz leva móveis brasileiros com design a Londres

2015-04-10_190211

25 designers participarão com exposições de suas peças ao projeto do Sindmóveis e Apex-Brasil

 

De 18 a 30 de setembro, designers brasileiros apoiados pelo Projeto Raiz participarão de mais uma mostra itinerante em embaixadas brasileiras pelo mundo. O conjunto de peças escolhidas destacará os principais atributos do design nacional com criatividade, inovação e sustentabilidade. O Projeto Raiz é um incentivo à internacionalização, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sindmóveis – e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.
A ideia da mostra é levar ao mundo as diversas características que compõem o design brasileiro e posicionar a indústria moveleira, por meio da projeção do designer do mobiliário. A abertura oficial do evento será dia 19 de setembro, às 17h, e o Projeto Raiz promove um bate-papo sobre o panorama do design brasileiro, com histórias contadas pelos próprios designers. A miscigenação do país e a variedade de culturas serão traduzidas nessa exposição como um convite a modo de sentar dos brasileiros pelas formas da celebração, trabalho, religião ou repouso. A jornalista e historiadora Ethel Leon contribuiu com uma história sobre o sentar do brasileiro, que irá conduzir a narrativa da exposição.
A evolução de traços e inspirações dos designers é combinada aos costumes culturais e a variedade do Brasil em suas multiplicidades, que são capazes de agregar características únicas aos produtos.
A exposição “O Sentar do brasileiro” faz parte do circuito de mostras do Projeto Raiz, que teve início em Milão e contou com participação na mostra Be Brasil. O projeto estimula a participação e o fortalecimento dos designers brasileiros no exterior através de ações estratégicas personalizadas e participação em mostras como essa. As mostras itinerantes contam com o apoio das embaixadas brasileiras e do Ministério das Relações Exteriores.

Sobre o Projeto Raiz
A cultura brasileira tem reconhecimento internacional e o mobiliário autoral do Brasil sempre deixa a sua marca nos principais circuitos de design do mundo. Esta é a percepção do Sindmóveis Bento Gonçalves e a Apex-Brasil que, através deste projeto visa estimular a geração de negócios para estúdios de designers com maturidade para atuar no mercado internacional e com interesse principal nos mercados norte-americano e europeu.
O Sindmóveis Bento Gonçalves investe e aposta no design como diferencial competitivo para o setor moveleiro nacional desde 1988, com a criação do Prêmio Salão Design. Mais tarde, em 2007, o Sindmóveis criou a Casa Brasil, feira de mobiliário de complemento de alto padrão que, a partir de 2016 passou a ser realizada em São Paulo com novo nome: High Design – Home &Office Expo.