Projeções de crescimento nas vendas de Natal e Ano-Novo nos supermercados

2015-04-10_190211

As festas de final de ano podem alavancar as vendas nos supermercados em um crescimento de 9,5% se comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) divulgada nesta quarta-feira (6) pelo presidente da entidade, Antônio Cesa. A pesquisa ouviu 200 consumidores de 18 a 65 anos de diferentes classes sociais, entre 3 e 13 de outubro.
De acordo com o presidente um fator positivo para esse crescimento foi a decisão do Governo de Estado de aceitar o parcelamento do IPVA, já que normalmente os supermercados absorvem cerca de 20% do 13º salário dos consumidores, e a necessidade de pagamento do imposto à vista retiraria poder de compra dos gaúchos nesta reta final do ano. A estimativa da Associação é que os caixas dos supermercados deverão receber cerca de R$ 2,8 bilhões vindos do 13º salário dos consumidores, sobretudo em compras de itens típicos para as festas, como aves natalinas, panetones, espumantes e presentes.
Segundo a pesquisa a maior parte das vendas virão através de presentes com 15,5% seguindo de vinhos e pescados. Destacam-se ainda cervejas e refrigerantes com uma previsão de mais 9,9% das vendas.
Mas se comparado ao mesmo período do ano passado os valores dos produtos estão em média 8,5% mais caros em 2019. A alta vinda principalmente pela subida do dólar, acabou alavancando os valores dos produtos como pescados/bacalhau em mais de 12,5% seguido de vinhos e eletrodomésticos em mais de 10% do valor.
Entre os consumidores ouvidos, 16% informaram que vão adquirir presentes em supermercados no Natal de 2019. Por outro lado, 96,5% dos entrevistados vão adquirir produtos alimentícios para a ceia em supermercados.
Os presentes mais procurados nos supermercados são:
Bombons (19,5%); Brinquedos (14,6%); Chocolates (12,2%); Roupas (9,8%); Bebidas (7,3%)
A pesquisa ainda mostra que a forma de pagamento será similar ao mesmo período de 2018,onde mais de 51,5% vão pagar suas compras à vista e 48,5% á prazo.
E segundo a pesquisa 45% dos varejistas ouvidos apontaram que irão aumentar o número de funcionários durante as festas. No RS, serão abertas 3,3 mil vagas temporárias de trabalho em supermercados para o período de Natal e Ano-Novo.