Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’ da Embrapa é homenageado em Pernambuco

2015-04-10_190211

Após palestrarem durante o 10º Debate da Viticultura, realizado no dia 10 de maio em Petrolina (PE), os melhoristas da Embrapa Patrícia Ritschel e João Dimas Garcia Maia (Uva e Vinho), e Patrícia Leão (Semiárido) foram surpreendidos pelos organizadores do evento ao serem homenageados pelo trabalho que vêm fazendo em prol da viticultura no Semiárido nordestino. A plateia, formada por mais de 300 técnicos e viticultores da região, ficou em pé para aplaudir e prestar a sua homenagem ao Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’ e à equipe da Embrapa.
“O Brasil é um país cheio de problemas, cheio de coisas erradas e aí você vê pessoas imbuídas com um propósito profissional. Isso fez com que o Vale [do São Francisco] desse uma reerguida, uma melhorada, uma oxigenada, por causa de vocês. Tenho a honra de fazer parte disso. É histórico. Um privilégio nosso”, pontuou o consultor Carlos Augusto Prado, um dos organizadores do evento, ao entregar uma das homenagens.
“Esse é o sonho de todo o pesquisador: ter o nosso produto [cultivares de uva] sendo usado e contribuindo para que o Vale, ou outra região, se desenvolva. É o objetivo da minha vida”, pontuou ao agradecer a premiação a pesquisadora Patrícia Ritschel, que, ao lado de Maia, coordena o Programa. Ela atribuiu a conquista ao trabalho em equipe, pois para desenvolver uma nova cultivar muitos são os profissionais envolvidos, desde as equipes de campo, laboratório, transferência, comunicação, administração, incluindo também pesquisadores de outras áreas.
Na visão de João Dimas Garcia Maia, “fazer melhoramento é subir degrau por degrau. Primeiro você faz a base, depois a estrutura até o acabamento. Não chegamos ainda ao acabamento, mas temos a base genética e o conhecimento para fazer, só nos falta apoio financeiro”, pontuou ele. Durante o encontro, Maia antecipou aos presentes que já estão em fase de validação mais 40 novas seleções sem sementes, uvas tipo gourmet, ainda melhores que a BRS Vitória, cultivar que está se destacando na região pela excelente produção, resistência ao míldio e aceitação pelo mercado consumidor.

Homenagens
Além da equipe de melhoristas, a organização do evento também prestou homenagem às Chefias da Embrapa Uva e Vinho e Semiárido, que foram representados pelo chefe Transferência de Tecnologia, Marcos Botton e pelo chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Flávio de França Souza, respectivamente. Botton, ao receber a placa, compartilhou a homenagem e a dedicou ao ex-chefe-geral José Fernando da Silva Protas, atual supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI), que foi, em conjunto com o melhorista aposentado Umberto Camargo, quem iniciou e apoiou incondicionalmente o Programa. “Tem a equipe que faz a parte operacional da pesquisa, mas tem a parte responsável pela Gestão, que é quem viabiliza e faz com que as coisas aconteçam”, declarou Botton ao repassar a placa para Protas.

Novidades a caminho
A curto prazo, está sendo finalizado o processo de desenvolvimento de três novas cultivares de uva: uma delas é destinada ao segmento de vinhos de mesa, com atributos sensoriais que remetem a um vinho elaborado com uvas europeias. As outras duas são uvas de mesa sem sementes, a primeira de cor rosada, com sabor muito especial, e a segunda, uma uva branca, com bagas de formato elíptico, que lembram a ‘Thompson Seedless’.
A longo prazo, já estão sendo avaliadas futuras cultivares de uvas de mesa sem semente, com menor exigência em mão de obra e redução do manejo do cacho e da baga. Com relação às uvas para elaboração de suco, estão em andamento o desenvolvimento de seleções adequadas à colheita mecânica, seleções tintureiras sem sementes e com tolerância ao míldio, uma das principais doenças da videira.