Produção orgânica de uvas de família de agricultores de Faria Lemos agrada a turistas

2015-04-10_190211

A propriedade de quatro hectares de uvas americanas e de mesa de Rubes e Rejane Anderle é administrado pelo casal, mais as duas filhas Alice e Paloma.
Mas, são os 0,7 ha de cultivo coberto que é a atração dos turistas e visitantes que vêm colher e comprar a s uvas de messa cultivadas organicamente. Tanto que Rubes já está projetando ampliar mais 2 hectares de cultivo orgânico com cobertura já para este ano.
Segundo o agricultor de Faria lemos, toda a produção é supervisionada pela Emater que orienta para o manejo natural de cultivo. Para impedir as ervas daninhas em baixo do parreiral, Anderle cultiva o Azevem e de alguns locais somente a roçada em época de colheita. Outra prática ecológica utilizada pelo casal para combater a erva daninha é abafar com longas folhas de papelão corrugado, fazendo assim uma extinção orgânica e de alta compostagem.
Na área de cultivo não coberto o agricultor utiliza somente sulfato, cinza de fogão à lenha, enxofre e calda de figo da índia para proteger do ataque de doenças da época.
Com oito anos de produção orgânica, Anderle está bem satisfeito com a produtividade de seus parreirais, sendo que a produção dos 0,7 ha livres de qualquer intervenção química é vendida totalmente ao consumidor direto, que procura o café da propriedade para comprar também outros produtos produzidos pela família