Procura pela vacina da gripe continua baixa, em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Município está abaixo da média do Estado

A cobertura da campanha da gripe ainda está longe de alcançar a meta de 90% da população-alvo. Neste início de semana, este índice estava em 21,9%, de acordo com o vacinômetro da gripe. Em Bento Gonçalves, a média está ainda mais baixo, com apenas 16,9% do público alvo imunizado. A campanha está agora na 2ª Etapa de Imunização.

Nesta fase da campanha, podem se vacinar idosos (pessoas acima de 60 anos), professores, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), trabalhadores da saúde e povos indígenas. A partir de 9 de junho, também poderão receber a vacina os demais grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e outros (veja o cronograma abaixo).

Vacina em Bento Gonçalves
No município, segundo dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, até o final de semana foram aplicadas, um total, de 7.877 vacinas contra Influenza, para um público alvo de 46.567 pessoas. Os números representam uma cobertura, até o momento, de apenas 16,9%.

É necessário apresentar a carteira de vacinação e não ter tomado a vacina contra o coronavírus nos últimos 15 dias. A imunização pode ser realizada em todas unidades de saúde (exceto no Maria Goretti, 15 da Graciema, Fenavinho, São Valemtin, Cohab e Vila Nova II).

Vacinas da gripe e da Covid
Não há estudos que comprovem a segurança da aplicação conjunta da vacina contra a Covid com outras. Por isso, a recomendação é um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid, deve adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.