Presidente da Movergs faz discurso recheado de agradecimentos em inauguração da nova sede

2015-04-10_190211
Presidente da Movergs, Volnei Benini

No discurso de inauguração do novo espaço da Movergs, o presidente da entidade, Volnei Benini fez um discurso inflamado, após os discursos do presidente do CIC, Laudir Picolli, e do Sindmóveis, Edson Pelicioli. Logo no início de seu discurso, Benini citou a importância da obra para o setor empresarial da cidade.
“Esta obra resgata os sonhos, os obstáculos e os desafios que os imigrantes italianos encontraram ao chegar em nosso país e, em especial, na serra gaúcha, traduz a força de seus princípios, de suas famílias e descendentes, na construção de uma sociedade melhor e representa a importância da união de ideais, convicções e trabalho acima das aspirações particulares de cada um. E por fim, a mensagem e o legado empreendedor, político e histórico que recebemos e que deixaremos para as novas gerações”, disse.
Benini citou a importância da Movergs nos mais de 30 anos de história. “Foram eles (ex-presidentes da entidade) que iniciaram esta trajetória em 1987, com a posse do DR. ALDO CINI, primeiro presidente da Movergs. A eles rendo a minha deferência. Devo lembrar também do meu antecessor, Ivo Cansan e sua diretoria, por terem idealizado este momento e lançado a pedra fundamental desta obra”, citou. O presidente da entidade citou ainda a diretoria, o conselho fiscal de apoio e a equipe interna da Movergs.
No discurso inflamado, preenchido principalmente por agradecimento, Benini não esqueceu do amigo Cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti. “Agradeço por nos prestigiar e a cidade de Bento Gonçalves, palco da colonização italiana no RS. Sua presença e da comitiva italiana demonstra para nós a integração entre os dois países e os laços de fraternidade que nos une”, agradeceu. Os agradecimentos se estenderam ainda para o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, além de outras figuras públicas.

A história da Movergs
A Movergs foi criada em 14 de setembro de 1987, em reunião convocada pelos conselheiros da AFAM (atual Abimóvel), Paulo Renato Paes de Barros, Lourenço Darci Castellan e Antônio Oliveira Filho. Em 1989 aconteceu a 1ª edição do Congresso Movergs. Com a entidade ganhando importância, em 1993 aconteceu a 1ª edição da Fimma Brasil. Em 1997 aconteceu o Curso Superior Tecnólogo em Móveis. O projeto firmado entre FIERGS, SENAI, Universidade e setor moveleiro
Nos anos 2000, a entidade apostou ainda mais no Congresso Movergs. Nos últimos anos a realização do Prêmio Excelência Movergs ganhou destaque entre as principais atrações realizadas pela entidade.
Realizada a cada dois anos, em Bento Gonçalves, a FIMMA Brasil ganhou força no decorrer dos anos, e hoje é a 5ª maior feira de máquinas e equipamentos do segmento no mundo. Ela é responsável pela efetivação de importantes parcerias e pela consolidação de um expressivo volume de negócios para o setor, que se fortalece a cada edição.

Congresso Movergs
O Congresso Movergs também ganhou amplo destaque nos últimos anos. Anualmente, os profissionais da cadeia produtiva se reúnem em Bento Gonçalves para atualizar conhecimentos e reciclar práticas valendo-se do acesso a novas informações oportunizado pelo Congresso Movergs. Sempre com temas relacionados a promoção da competitividade empresarial, o encontro é fundamental na tomada de decisões vinculadas ao planejamento estratégico das empresas do setor.

Histórico da Movergs
Há três décadas a Movergs surgiu no segmento moveleiro com a missão de representar as indústrias de móveis do Rio Grande do Sul, atuando na defesa dos interesses da cadeia produtiva de madeira e móveis dessa região.

1987-1990 │ Presidente Aldo Cini

1990-1995 │ Presidente Nelto Scarton

1995 – 1997 │ Paulo Farina

1997-1999 │Claudiomar Verza

1999-2001 │ Paulo Renato Paes Barros

2001-2003 │ Sérgio Dalla Costa

2003-2005 │ Ivanor Scotton

2005-2007 │ Luiz Attilio Troes

2007-2009 │ Maristela Cusin Longhi

2010-2015 │ Ivo Cansan

Desde 2016 │ Volnei Benini