Por que meu filho não obedece?

2015-04-10_190211

Todos nós queremos crianças bem comportadas e obedientes, e é tão desanimador e frustrante quando elas não são. Ficamos torcendo as mãos, imaginando por que elas não nos ouvem.

Infelizmente, as razões da desobediência de nossos filhos podem muito bem ser nossa própria culpa.

Sem perceber, nossas ações ou crenças podem realmente ser a causa da rebelião de nossos filhos. Ai!

Nossas Expectativas
Seus filhos agem como você espera que eles ajam?. Se seu filho repetidamente não escuta ou não faz o que você pede, é provável que você o tenha treinado dessa maneira.

Muitos de nós abordam a disciplina com desprezo e tratamos a obediência de nossos filhos como opcional. Ignorar a desobediência direta pode tornar uma criança vulnerável a um espírito contínuo de rebelião. Então, rédea curta!

Ao invés de responder você grita
Por uma questão de conveniência, tendemos a ignorar o que consideramos pequenas situações e não lidamos com elas imediatamente.

Eventualmente, no entanto, essas “ofensas menores” aumentam até que tenhamos um problema muito maior.

Então, é mais provável que explodamos de raiva, porque sentimos que o problema cresceu além do nosso controle.

Você pode realizar o que é necessário em um tom sério, sem gritar. Reserve um tom mais agudo quando a obediência imediata for obrigatória (como “PARE! Não atravesse a rua, há um carro chegando !!!”).

Fale em voz baixa ou abaixe a voz e desça ao nível do seu filho para chamar a atenção deles. Olhe nos olhos dele com um olhar sério.

Mantenha contato visual e que eles saibam que você está falando sério.

Você não cumpre o que promete (consequências da desobediência)
Quando protegemos nossos filhos das consequências de suas ações, não estamos fazendo nenhum favor a eles (ou a nós). Poupar-lhes a dor da disciplina ensina-os a não obedecer.

Então eles acabam dando as ordens em nossas casas, o que os leva a se sentirem inseguros e a serem ressentidos por nós.

Diga não com firmeza e não deixe espaço para dúvidas hesitando, sem responder ou abrindo um sorriso. Atenha-se às suas armas quando emitir uma consequência!

Também não permita que eles insistam (isso começa jovem – seja paciente, mas à medida que envelhecem, não siga por esse caminho ou eles o desgastarão).

Você é inconsistente com a disciplina
Se você abordar o comportamento negativo de seu filho apenas 60% das vezes, terá um filho que desobedece mais de 60% das vezes! Por quê? Porque seu filho está contando com você para ser preguiçoso desta vez.

Quando você diz não para uma coisa em particular, sempre diga não para essa coisa. Não seja insolente porque isso confunde as crianças e as faz pensar que você realmente não quer dizer não.

Usar uma consequência diferente todos os dias para o mesmo comportamento também não é uma boa ideia. Consistência exige esforço, mas as recompensas definitivamente valem a pena!