Por que correr está na moda?

2015-04-10_190211

Cada dia mais, empresários, estudantes, idosos e jovens procuram na corrida antídodo para o stress

Corridas são vistas por muitos como obstáculos a serem vencidos. Para outros, além disso, a prática se tornou rotina. Janete Gregio, por exemplo, já corre há sete anos. Questionada o porquê começou, ela diz que não sabe exatamente, mas garante que o hábito só lhe tornou uma pessoa melhor.
“Eu sempre gostei de me movimentar, sempre fiz academia, algum exercício físico, mas com um foco mais na saúde. A corrida veio para complementar o meu treino. Fui cruzando com amigas que corriam, e assim começamos a treinar”, conta.
Com isso, Jane, como é conhecida, começou uma competição consigo mesma, na busca de melhores resultados. “As mudanças percebidas são infinitas, se alimentar bem, dormir melhor. As amizades também mudam, porque começamos a ter contato com pessoas com os mesmos hábitos”, relata.
No entanto, a empresária afirma que a principal mudança é no foco e na disciplina. “Hoje me sinto muito mais focada e disciplinada e a gente transfere isso para os outros setores da vida. O corpo melhora, a disposição. A gente tá sempre de bom astral, se torna um ser humano melhor. A corrida nos ensina muita coisa”, conclui.
Jane corre de três a quatro vezes por semana, aliando a prática a outros exercícios como paddle, musculação e pilates. Ela se prepara para correr na maratona de Buenos Aires, no dia 15 de outubro e no Sparkling Night Run, em Bento Gonçalves, no dia 11 de novembro, trajeto que fará em dupla com o noivo, Leonardo. Poderá ser mais uma das conquistas dela, que já coleciona medalhas e troféus por onde passou, como Porto Alegre, Punta del Este, Roma, entre outros.

O treinamento para as provas
A terapeuta desportiva de Jane, Aline Rodrigues (personal trainer, mestre em ciência do movimento humano, especialista em atividade física e saúde e reabilitação e quiropraxia), confirma que correr ajuda quem busca mais qualidade de vida, bem estar, gasto calórico e redução de estresse.
“Além de que a corrida é um esporte democrático e tem uma praticidade peculiar: praticamente não necessita de recursos materiais”, avalia. “Mas, realizar atividades físicas com os cuidados adequados é de fundamental importância. E um dos principais cuidados é o acompanhamento profissional”, salienta.
Para um atleta já treinado e orientado, Aline recomenda a atenção maior na realização das provas. “A preparação para uma prova é um ciclo que pode durar meses, variando de acordo com o planejamento de cada técnico/professor e também o objetivo a ser alcançado pelo próprio atleta. São semanas de treino pesado, forte e intenso e que exigem demais do corredor para que consiga evoluir e consequentemente ter um melhor desempenho na competição”.
Por outro lado, antes da prova, segundo Aline, é preciso diminuir a carga. “É preciso diminuir a carga de treinamento e aumentar o tempo de descanso para poupar o atleta, visando otimizar sua performance no dia da corrida. Essa etapa da preparação é conhecida como ‘período de polimento’”, explica.
“Cada etapa deve ser respeitada e seguida para preservar a saúde física do corredor e alcançar objetivos traçados”, finaliza.

Gustavo alia corrida ao jiu-jitsu
O corretor de seguros Gustavo Dendena, de 44 anos, corre há cerca de um ano. Ele começou durante as férias, mas divide a prática com o jiu-jitsu, que treina há 15 anos. “Resolvi que queria correr e como muita gente faz, calcei um tênis e sai pra correr, sem preparo, sem instrução, sem nada”, relembra. Como resultado, ele acabou se lesoniando.
“Falei com amigos que já corriam e procurei um profissional da área para me ajudar. Corri todos dias sem descanso e obviamente acabei me lesionando. O prazer que a corrida dava era demais. Resolvi que queria aprender a correr e melhorar meu tempo e meu condicionamento. Falando com amigas e amigos que já corriam acabei também procurando um profissional nessa área pra me ajudar”, pontua.
“Para melhorar, além de contar com meu técnico, passei a contar com a ajuda de fisioterapia, nutricionista, e faço muita musculação e alongamento, muito importantes para evitar as lesões que são frequentes pra quem procura melhorar o desempenho”, indica.
Dendena participa de várias provas. “Tem muitas provas aqui por perto, assim fica fácil o deslocamento. Já fiz algumas meia maratonas (21km) entre elas: a meia maratona Internacional de Porto Alegre, a meia maratona de Caxias do Sul. Algumas provas fiz parte de quarteto como a TTT (travessia Torres-Tramandai) e a Maratona do Vinho, entre outras”, relata.
Treinando três vezes por semana, o corretor, assim como Jane, vai participar do Sparkling Night Run, pelo segundo ano consecutivo. “Já estou inscrito. Participei no ano passado e acabei indo pro pódio em 3 lugar na minha categoria, o que foi muito bom. A prova estava muito bem organizada, levei minha família que ficou torcendo por mim e no final aproveitamos a festa toda, nos divertimos muito. Esse ano se tudo der certo quero baixar meu tempo do ano passado, espero que a prova seja tão boa quanto a de 2016”, planeja.

Prova Sparkling Night Run
O Sparkling Night Run é um evento diferenciado, com características inovadoras que aliam esporte, turismo, espumante, entretenimento, saúde e bem-estar e que acontece em 11 de novembro.
É uma corrida de rua noturna com som e luzes durante o percurso, que passa por pontos turísticos do município, terminando na Praça Via Del Vino. A corrida é dividida em dois percursos: de 5km, individual e de 10km, individual ou em dupla. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 2105.1999.