Pix ultrapassa 200 milhões de chaves cadastradas

2015-04-10_190211
Está prevista a funcionalidade de fazer um Pix por aproximação

Novas funcionalidades serão implementadas a partir do terceiro trimestre

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado há cinco meses pelo Banco Central (BC), atingiu 215 milhões de cadastros de chaves, informou Carlos Brandt, chefe adjunto de Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro.

Ele também informou que, somente na semana encerrada em 11 de abril, a quantidade de transações bateu recorde ao registrar 106 milhões. O representante do BC disse que outra novidade é que, no último mês, aumentaram as transações entre pessoas e empresas (P&B, na sigla em inglês) usando o Pix, um crescimento “até superior ao que foi entre pessoas” (P&P).

Brandt reforçou ainda que novas funcionalidades do Pix serão implementadas a partir do terceiro trimestre. Ele destacou, entre elas, o Saque Pix. Segundo ele, na semana passada, o BC anunciou o modelo operacional, de modo que o serviço alcance todas as pessoas, empresas e instituições participantes desde o início.

O representante do BC comentou que os estabelecimentos terão algumas opções para escolher ao trabalhar com o Saque Pix. Uma delas é a possibilidade de o cliente realizar um saque em um estabelecimento comercial, sem precisar vincular essa operação a uma conta. Contudo, a segunda opção é que também será possível ter esse vínculo. Outra escolha é poder sacar e comprar um produto em uma mesma operação via Pix.

Para o quarto trimestre, Brandt disse que estão previstas as funcionalidades de fazer um Pix por aproximação e de o iniciador de pagamentos utilizar esse arranjo.