Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Alberto Miele, morre aos 79 anos

2015-04-10_190211

Faleceu na terça-feira (2), com a idade de 79 anos, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas, o, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Alberto Miele

Ele foi um dos primeiros pesquisadores, atuando desde a implantação da Unidade em Bento Gonçalves, no ano de 1975. Ao longo desses quase 46 anos, dedicou-se a pesquisar a uva e seus derivados, como vinho, espumantes e suco de uva, especialmente nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos – composição físico-química e análise sensorial – e Fisiologia de Produção da videira.

Alberto Miele era natural de Bento Gonçalves e iria completar 80 anos no dia oito de julho. Formou-se agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1965), cursou mestrado em Fisiologia Vegetal pela University of California at Davis (1977) e doutorado em Viticultura e Enologia pela Université de Bordeaux II, na França (1986). Era sócio de instituições científicas como a American Society for Enology and Viticulture, International Society for Horticultural Science, Sociedade Brasileira de Fruticultura, Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal e da Associação Brasileira de Enologia).

Como legado, Miele deixa sua vasta lista de publicações técnicas, com mais de 80 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, todos tentando desvendar a composição dos vinhos e suco. Em parceria com o empresário Adriano Miolo, do Miolo Wine Group, lançou em 2003 o livro “O sabor do Vinho”, uma obra ilustrada, que ao longo das mais de cem páginas aborda desde a história do vinho até a harmonização da bebida.

Ele também foi editor-chefe da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia e prestou importante serviço como assessor de diversas revistas científicas, como Ciência e Tecnologia de Alimentos; Revista Brasileira de Fruticultura; Ciência Rural; Scientia Agricola; Ciência e Agrotecnologia; Revista Brasileira de Agrociência; Brazilian Journal of Microbiology; Pesquisa Agropecuária Científica. Também colaborava com outras instituições, como a Editora Universidade Federal do Paraná e a Associação Dr. Bartholomeu Tacchini.
Também merece destaque na sua trajetória a sua atuação como consultor ‘ad hoc’ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Além dos orientados de pós-graduação, também repassou seus ensinamentos aos alunos do Curso de Viticultura e Enologia, do atual Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves.


Foi idealizador e fundador da Confraria Cavaleiros do Vinho da Serra Gaúcha e membro do Grupo de Degustação do Conselho Regulador da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e do Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia. Em 2015, recebeu o Troféu Vitis – Destaque Enológico, da Associação Brasileira de Enologia, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da vitivinicultura Nacional.
Miele faleceu em Porto Alegre (RS) e deixa a esposa Divete, os filhos Eduardo, Marcelo e Luciana, noras Mariana e Patrícia, genro André, e os netos Davi, Caio e Rodrigo.