Pesquisa aponta que mais de 50% das pessoas sexualmente ativas terão HPV

2015-04-10_190211

O papiloma vírus humano, conhecido como HPV é um vírus de alta capacidade de contágio, o contato sexual é a principal delas. Uma recente pesquisa apontou uma estimativa que 50 a 70% das pessoas com atividade sexual irão, em algum momento de sua vida, infectar-se pelo HPV. O HPV pode provocar lesões na pele e mucosas que farão aparecer verrugas anogenitais além de infecções persistentes. No caso dos acometidos com as infecções de caráter persistente, poderá haver o desenvolvimento de câncer, destacando o de colo do útero para as mulheres, que é o terceiro tumor maligno mais frequente e quarto que mais mata no País.

A maior incidência de doenças decorrentes das infecções de HPV ocorre em mulheres adolescentes e jovens, pois há no corpo das mulheres dessas idades uma alteração no útero que predispõem às meninas a um maior risco de infecção e de evolução para um tumor. A quantidade de parceiros não é fator determinante para acometimento ou não da doença, pois, de acordo com um estudo feito no Reino Unido, verificou-se que 46% das adolescentes de 15 a 19 anos, com apenas um único parceiro sexual apresentavam evidência de infecção pelo HPV após três anos de acompanhamento.

O melhor é prevenir
A contaminação com a doença não acontece somente através do ato sexual de fato, sendo possível contrair o HPV por contato direto com a pele ou mucosa infectada, seja ele oral, genital, anal ou manual. Sendo assim, a prevenção pode e dever ser feita, através do uso de preservativos e pela vacinação. Atualmente a vacinação é voltada para meninos e meninas com idades entre 9 e 15 anos. Ela deve ser feita em duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. Os dados evidenciam a necessidade de vacinação das meninas antes do início da vida sexual, as vacinas possuem caráter preventivo e não de tratamento, tendo maior eficácia, antes da exposição dos indivíduos ao HPV.

Reações ao uso da vacina
As reações apresentadas são em sua maioria leves, podendo ser observadas: dor no local da aplicação, inchaço, vermelhidão, raramente são ocorrem episódios de dor de cabeça e febre.

Disponibilização da vacina
A vacina contra o HPV pode ser realizada no Sistema Único de Saúde (SUS) , está disponível para meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, são aplicadas duas doses, uma a cada seis meses. Os gráficos e imagens foram feitos a partir de pesquisas do Hospital do Coração.