Peixes também vão ao veterinário?

2015-04-10_190211
Embora ainda pouco conhecida e difícil de encontrar, a medicina veterinária para peixes existe e também é capaz de salvar a vida desses animais

Mesmo conhecendo todos os animais comuns de ter-se em casa, muitos não sabem que existe veterinário de peixe e que, de fato, esse pet precisa de consultas. Assim como cães, gatos, aves, répteis e roedores, esses pets aquáticos também estão sujeitos a desenvolver doenças e podem precisar da ajuda de um especialista.
Embora ainda pouco conhecida e difícil de encontrar, a medicina veterinária para peixes existe e também é capaz de salvar a vida desses animais.

Por que levar o peixe em um especialista
Nem veterinário de animais silvestres, nem de animais domésticos. Apesar de ainda ser difícil encontrar um profissional especialista, o melhor lugar para levar o seu peixe quando algo não vai bem, é em um veterinário específico para ele.
Afinal, diferentemente dos outros pets, os peixes precisam estar o tempo todo na água e têm uma anatomia única, com estruturas muito diferentes, como brânquias, linha lateral e bexiga natatória.
Por isso mesmo, para ser considerado um veterinário de peixe, não basta ser formado em Veterinária. É preciso que o profissional tenha estudado a fundo esses bichinhos, o que o torna mais apto para avaliá-los, dar orientações e fazer o tratamento deles. Em muitos casos, especialistas em aquarismo e veterinários de animais silvestres também podem ajudar.

Quando levar o peixe ao veterinário
Diferente do que ocorre com cães, gatos e até com animais silvestres, os peixes não necessariamente precisam de um check-up todos os anos. Até porque, ainda são raros os exames realizados nesses pets.
Além disso, é preciso considerar a dificuldade de transportá-los. Preferencialmente, eles devem ser levados no próprio aquário, ou, se ele for muito grande, em um aquário menor, com água igualmente condicionada.
Sendo assim, recomenda-se levar o pet ao veterinário especialista em peixes sempre que notar alguma mudança no comportamento ou na aparência del
Se não encontrar um veterinário de peixe na cidade, não se desespere! Procure uma loja com profissionais capacitados e descreva para eles os sintomas do seu peixe. Na maior parte dos casos, eles saberão dar orientações ou poderão encaminhá-lo para um veterinário especialista.
Encontrando um veterinário especialista em peixes ou não, o importante é não descuidar da saúde desses pets. Além de manter os parâmetros da água e a alimentação deles sempre em dia, também não deixe de procurar ajuda ao notar que eles estão com um comportamento ou com uma aparência fora do normal.