Parceiros Voluntários retoma atividades incentivando engajamento social

2015-04-10_190211

 

Até mesmo o voluntariado sentiu os efeitos das restrições impostas pela pandemia, mas agora que as flexibilizações começam a se consolidar na rotina, é hora de retomar, também, as ações sociais de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Parceiros Voluntários retoma focando no seu propósito que é ligar quem precisa de auxílio a quem está disposto a ajudar.
Seja voluntário
Pessoas físicas e jurídicas podem atuar como voluntários, seja na contribuição de valores para a entidade dar continuidade nos projetos ou, também, em atividades que necessitam da ação humana do próprio voluntário. Para ser voluntário da ONG como Pessoa Física, o interessado precisa fazer um cadastro, pela internet. Logo após, a Parceiros entra em contato para fazer a Reunião de Conscientização com o interessado e explicar os processos.
Já o voluntário como Pessoa Jurídica também realiza o cadastro no site da ONG e passa pelos mesmos processos e pode abrir espaço para que a Parceiros dialogue diretamente com os colaboradores, a fim de que sejam solidarizados com os trabalhos voluntários. A empresa pode construir um projeto voluntariado dentro da própria empresa, ou orientar que os funcionários atuem nos projetos fora ou dentro de seu horário de expediente.
Voluntariado transforma
Desde que se aposentou, há cerca de cinco anos, Zaira Piletti tem procurado ocupar parte do seu tempo com atividades voluntárias – desejo de ajudar que só fez crescer com o que via acontecendo com a sociedade em função da pandemia. “Ficava comovida com a difícil situação, agravada pela pandemia, vivida por tantas pessoas, passando por todo tipo de necessidade. Não pude ficar indiferente, especialmente por saber que o voluntariado era, e é, capaz de amenizar esse sofrimento”, conta.
Por orientação da Parceiros Voluntários, onde já era inscrita, procurou o Centro Social São Roque. “Era a minha oportunidade de tentar, de alguma forma, fazer parte da solução de algum problema que fosse”, lembra.
Ações fazem a diferença
Durante o período da pandemia, especialmente em 2020, a Ação Social São Roque precisou suspender as atividades presenciais da entidade, aquelas que envolviam recebimentos de grupos para fortalecimento de vínculos e convivência social. “Mas, ao mesmo tempo, as pessoas e as famílias continuavam precisando dos alimentos”, relembra Vânia Kratz Mendes, presidente da Ação Social São Roque, em atividade de enfrentamento à pobreza no município desde abril de 1969.
A disposição de voluntários – como Zaira e uma legião de outras pessoas comprometidas com o próximo – fez a diferença para manter os serviços assistenciais oferecidos a quem precisa, apesar das diversidades.