Para fazer o melhor pelos seus filhos, faça o melhor por si mesmo em primeiro lugar

2015-04-10_190211
og:image

Apesar de todo o zelo e afeto que sente por seus filhos, toda mãe crê que poderia ser melhor ou ainda fazer mais por eles. No geral, para minimizar o sentimento de culpa, elas querem fazê-los felizes, bem-sucedidos e serem capazes de livrar-lhes de todo o mal do mundo. E é a partir daí, com as melhores intenções, que começam a errar. Muitas mães, culpadas pela falta de tempo, pela dificuldade em dialogar ou em demonstrar carinho, entre tantas outras possíveis razões, acabam por recorrer aos mimos como forma de compensação. Sentem que erraram, que deixaram a desejar e, em vez de rever o próprio comportamento, tentam corrigir a situação. Às vezes, com presentes e bens materiais. Outras, com permissividade ou “quebras de regras”. E quanto maior a culpa, maior a “troca” a que recorrem para amenizá-la.

As mães, assim como os pais, estão tão preocupadas hoje em facilitar a vida dos filhos e de fazê-los felizes, que se esquecem de impor regras importantes. O melhor que poderiam dar aos filhos são limites e valores para torná-los jovens e adultos capazes de superar os desafios da vida em primeiro lugar. Não que isso os impeça de transgredir vez ou outra. Eles vão se arriscar porque vão crescer e faz parte da natureza humana, mas aprenderão por conta própria e isso evitará que se tornem pessoas “birrentas” ou mimadas, acostumadas a que tudo seja apenas do jeito delas. Vale lembrar que as crianças são espelhos de mães e pais, elas os amam de maneira incondicional. O poder que temos de influência em nossos filhos é maior que qualquer pessoa, maior que a babá, maior que os professores, maior que os avós, mas nos esquecemos disso.

Porém, para influenciar os filhos da melhor maneira, as mães precisam estar muito equilibradas, com sua autoestima garantida. Assim, elas terão segurança de educar seus filhos, dizer-lhes o que é certo e o que é errado. Além disso, se desejam conhecer, aproximar-se, entender ou simplesmente amar os próprios filhos precisam, antes, fazer tudo isso por elas mesmas. E apenas quando tiverem verdadeira consciência de quem são é que saberão olhar para os filhos com a honestidade necessária. Quando a criança ou o jovem erra, os pais olham apenas para o que ele fez de errado, mas na verdade deveriam se olhar primeiro e ver o que eles transmitiram de errado para os filhos ou o que esqueceram de ensinar. Com frequência, ouço reclamações como: “meu filho não tem disciplina”; “meu filho não é comprometido”; “meu filho só me cobra presentes e bens materiais”, entre tantas outras. E eu pergunto: com quem ele aprendeu esse comportamento? Certamente, com os próprios pais ou pais substitutos (cuidadores).

Por esse motivo, a partir de agora, pense em se dar o melhor dos presentes: o cuidado de si mesma. Isso influenciará a todos que estão a sua volta, especialmente seus filhos. Seus filhos lhe vêem estimulada? Com o quê? Quando fala do seu trabalho, qual é a história que você conta para eles? Você é apaixonada pelo que faz? Dedica-se muito ao trabalho para ter dinheiro? Qual seu propósito na vida? Qual sua grande paixão? Você tem um hobby? Você se alimenta adequadamente, pratica exercícios, é comprometida com sua saúde? Tem tempo para o lazer? Percebe por que tudo isso é tão importante? Os exemplos, bons ou ruins, vêm de casa. Então, tudo o que você mostra e pratica é o que eles recebem e assimilam como valor, como crença, como princípio.
Finalmente, é com equilíbrio, bom senso, persistência e conhecimento dos seus próprios valores que você terá a segurança para trilhar o melhor dos caminhos ao lado do seu filho, da sua família. Pois uma mãe só poderá ensinar o melhor para seus filhos, se fizer o melhor por ela em primeiro lugar.