Pai moderno divide tarefas domésticas e é presente na vida escolar dos filhos

2015-04-10_190211

A grande influência na transmissão de regras e valores os tornam peças chaves na formação dos filhos

Consenso entre educadores, professores e estudiosos, a importância do envolvimento da família no desempenho escolar dos filhos tem feito pais e mães dedicarem cada vez mais atenção à educação de crianças e jovens. Pesquisas indicam que quando os pais são ativos e envolvidos, os estudantes têm melhores resultados acadêmicos, menos problemas de disciplina e se tornam adultos mais responsáveis.
E se, antes, a responsabilidade de acompanhar a educação do filho era apenas da mãe, a constante evolução dos núcleos familiares está fazendo a figura paterna se aproximar cada vez mais da escola de seus filhos.
Os pais de hoje estão encarando o desafio de acumular vários papéis dentro das normas da paternidade: precisam prover, cuidar, nutrir, transmitir valores, proporcionar diversão e também se envolver com a vida escolar do filho. A professora de psicologia da Universidade Positivo, Maísa Pannuti, afirma que o envolvimento cada vez maior do pai traz benefícios para a criança: mostra que existe mais de um modelo de família além daquele padrão tradicional onde a mãe é responsável pelos cuidados e educação. E ainda oferece ao pequeno a oportunidade de ter contato com perspectivas diferentes de uma mesma situação, já que homens e mulheres – pais e mães – costumam pensar e ter opiniões variadas sobre um mesmo assunto.

A figura paterna é referência para filhos e filhas
Além das funções tradicionais designadas aos homens como provedores do lar e figura paterna no desenvolvimento dos filhos, a vida do século 21 lhes confiou novas tarefas, que os levam a envolver-se mais ainda na família.
O papel do pai deu um giro positivo em muitos aspectos. No geral, o pai, hoje, tem as mesmas responsabilidades que a esposa no lar: está junto na criação dos filhos, faz compras, troca fraldas, ajuda nas tarefas escolares, transporta as crianças etc.
Isso se deve, em parte, à inclusão da mulher no mundo do trabalho, o que deu ao pai a possibilidade e obrigação de assumir novas funções dentro da família. As grandes beneficiadas desta mudança são, certamente, as esposas, ao trabalhar em equipe com seus maridos, filhos e a família inteira, como instituição e base da sociedade.
Por isso, dadas as circunstâncias da vida moderna, os homens têm algumas prioridades:

1. Uso do tempo
O equilíbrio entre família e trabalho é uma das maiores dificuldades dos pais. Muitos reclamam da falta de tempo para estar com os filhos, pois, na verdade, é algo que querem fazer. Frente a este desafio, vale a pena recordar a máxima: “Trabalhamos por eles e para eles, não os percamos no caminho”. Dessa maneira, a prioridade volta a ser a família, e o trabalho ocupa o lugar que lhe corresponde.
Além disso, é preciso revalorizar aquelas pequenas e cotidianas oportunidades (refeições, deslocamentos de carro, hora de dormir etc.) e tirar o maior proveito possível delas, estabelecendo, assim, uma comunicação mais íntima entre pai e filhos.
É preciso, além disso, que este seja um tempo de qualidade – o que se consegue apenas com vontade e dedicação. Por conseguinte, ao chegar em casa, é preciso desligar a televisão, guardar o celular e o tablete, e aproveitar os poucos minutos que se tem com as crianças, antes de que vão dormir.
2. Ser pai, não amigo dos filhos
Alguns pais modernos, na hora de educar os filhos, tentam mudar certos esquemas com os quais foram educados, e se propõem a cultivar uma relação mais próxima com eles, em especial com os meninos. Ainda que a intenção seja maravilhosa, isso não pode ser confundido com o desejo de ser “amigos” dos filhos.
Também é inconveniente assumir uma atitude que leva os pais a se comportarem como os filhos, tentando estar no seu nível quanto à moda, o léxico e o trato com os amigos dos filhos.
Vale a pena esclarecer que o compartilhar atividades com os filhos (ir a um jogo de futebol, levá-los às suas primeiras festas, jogar videogame com eles, ensinar-lhes a dançar) é um espaço primordial, próprio de uma relação de confiança, mas não de amizade.
3. Dar exemplo
O pai é a primeira referência masculina dos filhos, e sua função varia em relação ao filho ou filha.
Para as filhas, segundo explica a Dra. Meg Meeker, autora do livro “Paisfortes, filhas felizes”, o pai é o homem mais importante da vida da filha; a relação pai-filha a preparará para relacionar-se com os outros homens.
“As filhas observam os pais como falcões. Não somente observam como eles as tratam, mas também como tratam a mãe. Se veem que o pai abre a porta para a mãe, a ajuda a limpar a cozinha e tem paciência, levarão tudo isso ao seu próprio casamento e, queiram ou não, de maneira consciente ou inconsciente, reproduzirão este modelo. As filhasaprendem como devem ser tratadas ao ver como seus pais tratam suas mães.”
Quanto aos filhos, a função não é menos louvável. A figura do pai é determinante na transmissão do conceito de masculinidade aos filhos. É ele quem transmite o principal modelo a ser imitado e, conforme o observar, o filho adotará as condutas. Daí a transcendência disso, pois o pai é a referência. O filho precisa aprender do pai o papel que este exerce dentro da família, bem como as atividades relativas ao seu sexo.
É por isso que o bom ou mau exemplo dos pais é tão determinante. Sua grande influência na transmissão de regras e valores os tornam peças chaves na formação dos filhos.

Dicas de presentes para o seu pai
O Dia dos Pais está chegando e, com ele, a dúvida sobre qual o melhor presente para a data. Geralmente, as opções não são muito originais: relógios, perfumes, roupas, sapatos, livros. Para incitar a criatividade dos filhos e ajudá-los a surpreender os pais nesta data especial, a Gazeta escolheu 10 presentes diferentes para cada perfil de pai. São artigos que inovam pela originalidade, pelo design e também pela modernização de artigos ditos “convencionais”. Confira a lista
Os organizados
Para os pais que gostam de tecnologia e possuem milhões de aparelhos eletrônicos em casa ou no escritório, uma opção divertida e irreverente de presente é este conjunto de identificador de fios. Com uma caneta, é possível escrever nas figuras acrobáticas o nome do que se refere cada fio e ajudar a acabar com a desorganização atrás da televisão ou do computador. Cada conjunto vem com três figuras e custa RS11,30, mas como é um presente barato, a dica é comprar mais de um e montar um kit com outras coisas para escritório.
Para os ecológicos
A lareira ecológica não precisa de carvão, papel, madeira para produzir fogo. Para isto, basta adicionar álcool e acender. Por não produzir uma fumaça que agride o sistema respiratório, pode ser usada dentro de casa, na sala, quarto ou escritório. A lareira ecológica portátil é da marca brasileira Vogah e tem autonomia de 3 a 5 horas de uso. Além do modelo preto, também existe uma versão vermelha do produto.
Os esportistas
Para pais que gostam de caminhar, correr, fazer trilhas, pedalar ou mesmo treinar na academia, uma boa sugestão é o fone de ouvido PMX685i da Sennheiser. O design é desenvolvido especialmente para quem pratica atividades físicas e o fone de ouvido ainda conta com o sistema de treinamento Adidas miCoach, que permite ouvir músicas e acompanhar o rendimento físico durante os exercícios. O preço sugerido pela empresa é de R$429,00.
Para relaxar
Se seu pai sente dor crônica no pescoço ou nas costas, uma boa sugestão de presente é a camiseta terapêutica da Invel que ajuda no combate às dores. Desenvolvida junto ao Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP e com tecnologia japonesa MIG3, a camiseta chega a aliviar em média 45% das dores. O efeito terapêutico vem de uma irradiação de infravermelho produzida pela camiseta que estimula a vasodilatação e o aumento do fluxo sanguíneo. Para conseguir os efeitos desejados, é preciso que seu pai use a camiseta no mínimo 8h por dia em qualquer situação, até mesmo fazendo atividade física ou dormindo. Pensando nisso, a Invel desenvolveu várias opções de cores e modelos de manga longa e curta.
Aos apaixonados por música
Para os pais saudosos da época dos discos de vinil e que ainda possuem suas coleções próprias, este toca-discos da Ion é uma ótima opção para aliar o clássico e o moderno. Ele opera com discos de rotação 33 1/3, 45, e 78 rpm, tem saída RCA para ligar em caixas de som ou no home theater e ainda converte as músicas dos discos para o formato MP3. O software de conversão vem com o produto e é compatível com PC e MAC.
Aos amantes de cerveja
Para fugir das cervejas artesanais ou “especiais” disponíveis para a data, mas ainda agradar seu pai que ama a bebida, um presente interessante é a chopeira Krups Beertender B100. Com capacidade para um barril de 5 litros da marca Heineken, a máquina permite tirar a cerveja na forma convencial e também como chopp. A refrigeração da cerveja chega a 3ºC e a chopeira possui uma alavanca com inclinação de 90º para facilitar a tiragem do colarinho. O barril está pronto para consumo após 19 horas na máquina e pode ser consumido em até 30 dias.