Paciente denuncia não atendimento depois de mais de 15 horas de espera no hospital e é transferido para cidade vizinha

2015-04-10_190211

Com fratura na perna, jovem de 20 anos alega que não recebeu atendimento médico em Bento,sendo levado para o hospital de Carlos Barbosa, onde em 15 minutos, segundo ele, foi atendido. Familiares registraram Boletim de Ocorrência

A madrugada do último sábado foi de tensão e dor para um jovem de 20 anos. Com uma lesão na perna e sentindo dores fortes, o rapaz (que prefere ter a identidade preservada) aguardou mais de 15 horas por atendimento médico no Hospital Tacchini. R.C.V, antes de chegar no hospital, passou por atendimento na UPA, onde realizou um raio X e com fratura na perna e suspeita de rompimento dos ligamentos do joelho, foi informado que seria levado ao Tacchini.
Ele conta que por volta das 00h40 chegou no hospital e que a primeira enfermeira que o atendeu, teria dito que ele seria atendido até às 3 horas, o que não aconteceu.
Às 8h30 da manha,o paciente e seus familiares cobraram da enfermeira a demora do médico. Às 11h da manha o paciente foi informado que o médico só chegaria às 13h, mas que aguardariam outro profissional que então pudesse dar alta ao jovem para que pudesse procurar atendimento em outro local. O tempo de espera só terminou às 15h20, quando o rapaz alegou que teve alta e foi conduzido até o hospital de Carlos Barbosa para ser atendido.
R.C.V diz ainda que em Carlos Barbosa foi atendido em 15 minutos. “Em Bento nunca falaram que eu seria atendido. Agora vou terminar a recuperação e ver as providências que poderei tomar judicialmente”, diz.

Nota oficial do Hospital Tacchini
O Hospital Tacchini, em nota, justificou o procedimento de atendimento. De acordo com registros, o rapaz foi levado por familiares primeiramente à UPA 24 Horas e de lá, transferido ao Hospital Tacchini, onde chegou às 0h45min da madrugada de sábado.
Nove minutos após, às 0h54min ele foi atendido por um médico e, dois minutos depois, medicado.
Na nota é esclarecido que ele seria avaliado por um médico especialista e, como não tratava-se de urgência, esta avaliação poderia ocorrer dentro de até 24 horas, conforme estabelece os protocolos médicos.
Ainda segundo o hospital, por iniciativa própria, o paciente saiu do Hospital Tacchini, deslocando-se Carlos Barbosa, sendo então atendido no Hospital São Roque por um médico especialista. O rapaz recebeu alta e seguirá realizando atendimento ambulatorial.
Na nota o Hospital Tacchini justificou que o atendimento deu-se pelo SUS e, diante disso, a Instituição não efetua nenhum tipo de cobrança no atendimento, justamente por ser um Hospital filantrópico.