Os mitos e as verdades sobre ossos para cães

2015-04-10_190211
O processo de cozimento do osso o deixa muito duro, podendo machucar o animal

A maioria dos veterinários realmente não recomendam que sejam dados ossos para os cães, e esta decisão não foi tomada apenas porque eles resolveram tirar o alimento predileto de nossos amigos da dieta deles. Existem algumas explicações científicas para isso.
Realmente o osso da ave deve ser proibido sempre de ser dado para um cachorro, caso o contrário o animal poderá sofrer sérios danos internos. Na maioria dos casos, o cachorro que ingerir um osso de galinha poderá ter a chamada perfuração gastrointestinal, justamente por causa das características do osso a galinha, que é dividido e possui algumas pontas.
Mas existe também um outro problema com o osso, sendo que neste caso não estamos falando apenas de galinha, mas de outros animais também, e é exatamente por isso que os veterinários não recomendam dar para os cachorros. Quase sempre que uma pessoa dá um osso para o cachorro este passou por um processo de cozimento, seja assado, frito, etc. Quando os ossos passam por um processo de calor intenso, eles acabam ficando muito duro, e dificultam a vida dos animais, que tendem a engolir pedaços dos ossos inteiros e podem se machucar.
Caso o animal esteja acostumado a roer ossos, você pode aos pouco substituir por petiscos, facilmente encontrados em supermercados.