Obituário

2015-04-10_190211

Que Deus te receba com a mesma serenidade que você plantou em todos – Por Jonathan Zanotto @gazeta-rs

Antônio Luis Piccoli, morre aos 64 anos. Essa foi a manchete que apareceu em destaque nas notificações do meu celular. Sabe quando você lê algo e demora a assimilar a informação? Pois então, estático, sem resposta, um filme de momentos agradáveis me veio à memória. ‘Caramba’, ‘PQP’, perdemos o Antônio!! São as primeiras coisas que saíram da minha boca.

Uma figura ímpar na vida de muitas pessoas, em especial por aquelas que circularam pelos corredores do Grupo RSCom, em Bento Gonçalves. Eu, muito novo, começando no meio rádio, cheio de ideias, ansioso por transformação, o jornalismo romântico que vai mudar o mundo. Logo que cheguei na empresa, sem saber, muito bem, quem era, Antônio, conversava por horas, contava histórias, explicava sobre o mundo, sobre a vida, sobre o trabalho. Apaixonado pelas pessoas, era um professor nato, que sabia se posicionar com clareza, serenidade e tolerância.

Algum tempo mais tarde fui descobrir quem era aquela pessoa que colocava meus pés no chão ao mesmo tempo que plantava asas à minha imaginação. ‘Seu Antônio’. Todos sabemos que um dia tudo tem um fim, mas nunca nos preparamos para tal. Nunca conversamos o suficiente, sempre deixamos para outro momento. Ah pois é, agora é tarde. Eu tive essa sorte de, ao menos, poder conhecer e aprender com a experiência que ele fazia questão de repassar e ensinar.

Alguns dias atrás, vi uma postagem de Antônio no Facebook, uma linda foto de um jardim ensolarado sob a neve europeia. O post dizia: “A vista da janela do quarto do hospital”. Pensei em escrever algo, mas não sabia ao certo o que tinha ocorrido. Para mim a luta contra o câncer estava sanada. Não me preocupei, mandei um ‘emoji de força’ e acabei por esquecer de ter mais informações. Engano meu, as coisas haviam piorado e o desfecho, mais triste impossível, se deu, justamente, nesta quarta-feira de cinzas. Vá em paz, sempre permanecerá em nossa memória a grandeza da pessoa que você foi aqui. Um dia, certamente, a gente se reencontrará. Até mais professor!


Biografia
Antônio Luis Piccoli foi um dos fundadores da Rede Serrana de Comunicação, o Grupo RSCOM. O bento-gonçalvense que fez o caminho inverso dos imigrantes, foi para Itália tocar um projeto ambicioso em uma das emissoras de rádio do grupo, a Erreci, em Conegliano. Lá, viveu seus últimos anos ao lado da esposa Maristela Dalsolio e da filha Giuliana Dalsolio Piccoli, de 10 anos.

Nascido em 2 de julho de 1956, filho de Aquilino Domingos Piccoli e Assunta Maria Cavalet Piccoli. Antônio sempre foi inovador, sonhador, de uma mente incansável e de determinação invejável. Formado em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Antônio, ao lado do irmão Carlos Domingos Piccoli, de Fernando Rachele e de Alfredo Cousandier, deu os primeiros passos para a construção de uma referência em comunicação. Foi em 13 de abril de 1983, que o grupo de sócios adquiriu 40% das ações da então Rádio Difusora e a mesma quantia da Rádio Serrana, ambas de Bento Gonçalves. Ali, o sonho saía do papel e se tornava realidade.

Sempre envolvido com o rádio, Antônio e os sócios partiram para novas cidades, abrindo emissoras em Flores da Cunha e a Rádio Viva FM, com sede em Farroupilha. Diversificando projetos, o Grupo RSCOM ainda, à época, obteve sucesso com os jornais – hoje extintos – Comércio do Povo e Folha da Serra, além da Revista Serrana.

Antônio também esteve presente na aquisição de uma rádio em Montenegro, com ampliação do grupo para a Região Metropolitana de Porto Alegre, na 90.7 FM. Ele foi um dos fundadores e primeiro presidente da Fundação Cultural Vale Vêneto, a Funvale, em Flores da Cunha, no ano de 1999. No ano seguinte auxiliou na constituição da Associação Rádio Comunitária Nova Trento, sendo a primeira rádio FM de Flores da Cunha, inaugurada em 2003.

Há 15 anos, o Grupo RSCOM rompeu as fronteiras do Brasil. Ao receber a proposta para adquirir uma rádio na Itália, os fundadores Antônio, Carlos, Fernando e Alfredo, iniciavam uma nova trajetória. Agora, em continente europeu. Antônio abraçou a causa e mudou-se para a Itália. Ao lado de Renato Nichetti, Antônio encarou mais um desafio na trajetória pessoal e profissional ao conduzir, com maestria, mais uma emissora muito além das fronteiras de Vento Gonçalves.

Antônio também foi professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre, e diretor do Sesc em Bento Gonçalves e Santa Maria.

Há cerca de cinco anos, Antônio Piccoli foi diagnosticado com um tipo raro de câncer na região da garganta. Após uma grande luta, venceu e foi considerado curado. Porém, a doença retornou, atingiu o braço e, após uma metástase, atingiu o pulmão. Antônio ainda foi acometido por uma pneumonia e esteve hospitalizado nos últimos dias.