O motivo das lambidinhas

2015-04-10_190211

Existem muitas razoes que explicam o porquê de os cães lamberem seus donos. A maior parte dos tutores acha que os cachorros só estão demonstrando carinho, mas isso nem sempre é verdade. Lamber seus donos é uma demonstração de amor, mas também de um pouco de interesse. A pele humana tem um sabor levemente salgado, sabor muito apreciado pelos cães.
Esse comportamento se origina ainda quando o cachorro é um filhotinho e remota aos seus antepassados lobos, cujo comportamento de lamber é uma forma de reconhecer quem é da sua matilha.
Cachorros podem perceber algumas coisas que muitas vezes passam despercebidas pelos tutores. O “sorriso canino”, por exemplo, que é quando os cães mostram os dentes para seus donos para mostrar felicidade, na linguagem canina é claramente um sinal de agressão, mas eles entendem que entre os humanos é uma coisa boa. O mesmo acontece com as lambidas.
Lamber é instintivo para os filhotes recém-nascidos. As mães lambem seus filhotes para colocar o seu cheiro na ninhada, com isso, um filhote sabe reconhecer seus irmãos. Os filhotes, por sua vez, lambem o rosto de suas mães para pedir comida. As lambidinhas são uma das maneiras mais eficientes para eles explorarem o mundo nas suas fases de crescimento.
Quando o cão lambe seu dono ao chegar em casa, ele realmente está querendo demonstrar que está muito feliz em vê-lo. Juntamente com as lambidas, eles podem farejar a roupa do dono como uma forma de perguntar “ei, por onde você esteve? ”.