Número de prevenção ao suicídio se torna gratuito em todo o Brasil

2015-04-10_190211
Em Bento Gonçalves, as ligações já podiam ser feitas de forma gratuita desde setembro de 2017, por meio de qualquer linha telefônica fixa ou celular

As ligações de prevenção ao suicídio, feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do número 188, passaram a ser gratuitas em todo o Brasil desde o último domingo, 1º de julho. Bahia, Maranhão, Pará e Paraná foram os últimos estados a obterem a gratuidade. O atendimento pelo número iniciou em 2015, e num primeiro momento, só funcionava no Rio Grande do Sul. Após a assinatura do termo de cooperação entre o CVV e o Ministério da Saúde em 2017, o serviço foi ampliado para boa parte do território nacional.
Em Bento Gonçalves, as ligações já podiam ser feitas de forma gratuita desde setembro de 2017, por meio de qualquer linha telefônica fixa ou celular. O serviço funciona 24h, todos os dias da semana. Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhadas. O CVV oferece total sigilo de identidade e também pode ser contatado por e-mail e chat, no site do órgão.
O secretário adjunto de Saúde, Marlon Pompermayer enfatiza que “o canal complementa as ações realizadas pelo Município que promovem a abertura de espaços para o debate do problema, divulgam o tema e alertam a população sobre a importância dessa discussão. É importante que as pessoas que estejam passando por dificuldades saibam que falar é a melhor solução e que existem pessoas prontas para acolhê-las”.
No município, a prevenção ocorre por meio de atividades nas Unidades Básicas de Saúde como palestras sobre emoções, comunicação interpessoal e técnicas de relaxamento para os usuários de medicação controlada, grupos de Saúde Mental e grupos de Diabéticos, como também divulgação do assunto nas mídias sociais. Além disso, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam o atendimento de adultos na área da saúde mental, voltado ao acolhimento humanístico e integral, disponibilizando consultas com psicólogos e médicos psiquiatras.

Suicídio: um problema presente
Atualmente, a média nacional de suicídio é 5,5 casos a cada 100 mil habitantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em média, 11 mil pessoas tiram suas próprias vidas no Brasil a cada ano. Os seis estados com maiores taxas de suicídio no país são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Roraima, Piauí e Amazonas.