Número de órgãos e tecidos transportados por companhias aéreas neste ano já é maior que todo o ano de 2016

2015-04-10_190211
FAB é acionada somente quando não há voos para atender a uma emergência

A quantidade de órgãos e tecidos transportados pelas companhias aéreas até outubro já supera o desempenho de janeiro a dezembro de 2016. No ano passado, Latam, Avianca, Gol, Azul e Passaredo foram responsáveis pelo transporte de 3.847 órgãos e tecidos em todo o país, enquanto o balanço até outubro deste ano já chega a 4.200 itens, um crescimento de 9,1%. Os números são do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), vinculado ao Ministério da Saúde.
A cooperação logística firmada entre órgãos públicos e companhias tem o objetivo de realizar o transporte aéreo de órgãos para transplante de forma 100% gratuita e voluntária. O Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, com a marca de mais de 24 mil cirurgias no ano passado.
O termo prevê também que as empresas transportem sangue e equipes médicas. Os aeroportos arcam com os custos das taxas de embarque. Outra parceira envolvida nesta missão de salvar vidas, a Força Aérea Brasileira (FAB) já transportou 199 órgãos/tecidos em 2017. O número também é superior à quantidade de 2016, quando foram transportados 184 itens. A FAB é acionada somente quando não há voos para atender a uma emergência.