Novo espaço físico da Apae será construído numa área de terra de 20 mil metros quadrados

2015-04-10_190211
Arquiteto responsável pleo projeto, Fernando Pasquali

Novo local da instituição será no bairro Imigrante e deve ser construído em 18 meses. A instituição contará com espaço multiuso e com aquecimento solar

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) vai ganhar uma nova sede em Bento Gonçalves. Na noite de terça-feira, 12, o arquiteto Fernando Pasquali, responsável pelo desenho da nova estrutura física da instituição, apresentou o projeto (que deve ser concluído em 18 meses) do novo espaço na Apae, que será localizado no bairro Imigrante.
No local haverá salas multiuso, salas de aula, de vídeo, auditório, piscina térmica, consultórios, refeitório, cozinha, área verde para hortas e atividades ao ar livre e local para ecoterapia. O novo espaço vai ter 20 mil metros quadrados de terra, ou seja, dois hectares. O espaço físico na nova escola será de aproximadamente 2680 metros quadrados.
A obra será tocada pela Forma Empreendimentos – Francisco Faggion Júnior e Paulo Ségio Pompermayer – em troca do terreno sobre o qual se assenta a Apae nos dias de hoje, na valorizada avenida Planalto. A novidade do novo espaço é que não haverá escadas, com a estrutura e espaços físicos totalmente na horizontal. O presidente da entidade, José Oro, não conteve a emoção ao comentar sobre o novo projeto.
“Sempre estamos pensando nas pessoas, em quem podemos ajudar. Temos uma campanha de fortalecer o quadro de associados da Apae. Temos dificuldades, é fato, mas vamos sobreviver e tocar pra frente o projeto”, afirmou.
O presidente, também, apresentou o programa para busca de associados para entidade. “APAE significa associação de Pais e amigos, e estamos nesta noite buscando o apoio de mais pessoas para o seguimento de nossos programas”, salienta.
Oro destacou que os alunos poderão usufruir de um espaço amplo e aquecido por energia solar. “Vamos colocar aquecimento solar, pensando, é claro, na economia e também no meio ambiente. Até mesmo a piscina será aquecida desta forma”, destaca.
Dois alunos da instituição também se manifestaram. Eles agradeceram a todos os presentes. O autodefensor da Apae, Henrique Pasini, salientou que defende os direitos e os alunos da instituição.
A APAE oferece serviços na área de assistência social, educação, saúde, na defesa dos direitos e no combate ao isolamento social, promovendo a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiências buscando assegurar o direito ao exercício da cidadania.
A entidade atende 180 alunos e conta com cerca de 20 funcionários.