Nova lei permite motorista “furar” o sinal vermelho

2015-04-10_190211
Essa medida já é comum em outros países, como Canadá e alguns estados dos Estados Unidos.

Mudança no Código de Trânsito Brasileiro necessita de prudência dos motoristas e adequação da sinalização

Na última segunda-feira (12) entraram em vigor as novas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As medidas visam deixar a legislação menos burocrática e mais rigorosa. Mas, na prática o efeito pode fugir do desejado. Entre as novas normas, está a conversão livre à direita mesmo quando o sinal está vermelho.

O motorista poderá “ignorar” o semáforo fechado se for virar à direita em alguns cruzamentos. Essa medida já é comum em outros países, como Canadá e alguns estados dos Estados Unidos, e tem como objetivo desafogar o trânsito. Entretanto, ainda há alguns problemas.

A conversão não vale para todos os cruzamentos
A norma só é válida em cruzamentos que tiverem placa indicando a legalidade da manobra. Porém, essa sinalização ainda não existe oficialmente. Então, não são todas as vias que permitem tal conversão livre. Por isso, é muito importante o motorista checar a sinalização sempre que for fazer o movimento.

Pedestre sempre tem a preferencia
Ao cruzar a rua continua a preferência máxima sempre será do pedestre, por isso, a ação de conversão livre à direita pode ser perigosa em vias muito movimentadas. Ou seja, na hora de fazer a conversão, além de conferir a sinalização, o motorista também deve prestar bastante atenção aos eventuais pedestres atravessando a pista adjacente.

Nem sempre funciona
Em Nova York, uma das cidades mais movimentada dos Estados Unidos, a conversão à direita no sinal vermelho é proibida. É válida restritamente em alguns cruzamentos que possuem sinalização com tal indicação.

Fluidez
Se for devidamente respeitada, a nova medida poderá ajudar o trânsito a fluir melhor nos lugares em que essa contenção era desnecessária. Mas, pode levar um tempo para que as pessoas se acostumem com a nova legislação, e que consequentemente, o risco de atropelamentos diminua.

Vale lembrar, que se o motorista fizer a conversão no sinal vermelho sem que tenha a sinalização, além de arriscar colidir com o carro ou atropelar alguém, estará cometendo uma infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47.