Não é errado querer emagrecer

2015-04-10_190211

Aline Rodrigues
Educadora Física
Especialista e Atividade Física e Saúde e Mestre em Ciência do Movimento Humano
Proprietaria do Studio Autoral Wellness Center
Cref 024163

Tenho me manifestado bastante contra a ditadura de corpos sarados , contra a banalização do corpo feminino e a busca interminável das mulheres em relação ao emagrecimento . Sou contra os absurdos , as imposições midiáticas e sociais descabidas e irresponsáveis mas não me entendam errado , não sou contra querer emagrecer e levar uma vida mais saudável .
Não é errado querer emagrecer , não é não . Mas isso não pode causar sofrimento , dor e nem se tornar uma obsessão .
As pessoas têm sim o direito de quererem perder peso , ganhar massa muscular , mudar isso ou aquilo em seu estilo de vida . O importante é entender o contexto em tudo se insere . Respeitar os próprios limites , levar em consideração o histórico familiar , a genética , as lutas e as limitações psicológicas também e sobretudo os reias objetivos desse desejo .
Infelizmente a aceitação do próprio corpo se confunde muito com acomodação , relaxamento e não é e nesse mesmo sentido o contrário também é verdadeiro pois alguém pode sim querer emagrecer e isso não ser neurose e nem transtorno alimentar nenhum . Os consensos são burros nunca se esqueçam disso .
Essa é a chave de tudo . Não generalizar atitudes e pessoas e entender profundamente o que se passa na vida de cada um . E isso não é possível através de redes sócias , blogs ou dicas de amigos . Isso requer olhar profissional é um acompanhamento cuidadoso .
O emagrecimento será uma consequências de mudanças e atitudes perante a vida . E isso tudo sem que esteja associado ao sofrimento.