Municípios da Serra precisam melhorar plano de ações contra Covid-19

2015-04-10_190211
Protocolos e medidas mais rígidos podem ser adotados imediatamente. Foto: Reprodução

Governo do Estado diz que ações precisam ser aperfeiçoadas

O GT Saúde e o GT Protocolos enviaram, ainda na semana passada, um documento que corresponde a uma devolutiva aos planos de Ação enviados pelas regiões Covid de Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria. As regiões receberam Alertas, no final do mês de maio, e tiveram prazo de 48 horas para apresentar ações mais enérgicas e compatíveis com a situação da pandemia em cada local.

As equipes técnicas do governo do Estado identificaram a necessidade de aperfeiçoamento dos planos enviados. Para o GT Saúde e o GT Protocolos, as medidas apresentadas ainda podem ser aprimoradas para melhor se adequarem ao momento de piora do cenário da pandemia de Covid-19 e, também, mais detalhadas, a fim de que seja possível fazer projeções.

Os técnicos enviaram sugestões de ações que podem ser adotadas e, para facilitar a elaboração do plano de Ação, também criaram uma espécie de “cardápio” de medidas que podem ser aplicadas pelas regiões. A intenção é facilitar o trabalho dos comitês regionais

A partir desta segunda (07), serão realizadas reuniões entre os coordenadores regionais. A ideia é fazer com que seja possível revisar e analisar os planos na minúcia, com atendimento individualizado a cada região.
Protocolos e medidas mais rígidos podem ser adotados imediatamente a partir da notificação do Alerta.

Isso significa que as regiões não precisam do aval do Estado, que avaliará os planos enviados e, caso conclua que as ações são insuficientes, entrará em contato com a região. Não há prazo para que a análise seja concluída.