Monte Belo do Sul promove Festival que valoriza a cultura do bem viver

2015-04-10_190211

O Vieni Vivere la Vita Festival acontecerá nos dias 15 e 16 e promete reunir atrações gastronômicas, vinícolas e artísticas que preservam o estilo de vida típico do interior

Uma programação diferente, carregada de histórias, boa música, comidas especiais e muita alegria, é o que os visitantes do Vieni Vivere la Vita Vita Festival podem esperar do evento que acontecerá em Monte Belo do Sul, no feriadão, entre os dias 15 e 16 de novembro.
A charmosa Monte Belo, cidade que fica a aproximadamente 20 quilômetros de Bento Gonçalves e tem  pouco mais de 2,6 mil habitantes, parece ser retirada das páginas de um livro de história que conta a saga da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Emoldurada pelas belas paisagens naturais da região, Monte Belo do Sul preserva em cada detalhe a essência do legado cultural deixado pelos colonizadores europeus.
Tudo parece ser convidativo em Monte Belo, desde a arquitetura, que tem a Praça da igreja como coração da cidade, passando pelo traçado das construções e moradias, até os costumes dos moradores, que preservam a convivência comunitária, com longas conversas em talian, regadas a vinho colonial e pratos de massa feita em casa, entre outras receitas típicas.

Evento
Essa é a proposta para a qual convida a segunda edição do ‘Vieni Vivere la Vita Festival’: viver a vida como se faz em Monte Belo do Sul.
O encontro exibirá o trabalho de mais de 20 expositores locais – com tendas de produtos coloniais (pães, queijos, cucas, biscoitos, salames, geleias, vinhos), pratos típicos e lanches para degustação em grandes espaços de convívio coletivo. Também ocorrerão diversas apresentações artísticas no local (programação abaixo).
No melhor estilo do turismo de experiências, a programação do Vieni Vivere la Vita Festival ocorre nos dias 15 e 16 de novembro, das 10h às 22h, na Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul – RS. O acesso ao festival é gratuito (alimentação e bebida por conta do visitante). Confira alguns dos atrativos do Vieni Vivere la Vita Festival.

Farta gastronomia
Durante o festival, haverão seis estabelecimentos especializados em gastronomia, com opções que vão desde o bom e tradicional café, acompanhado de quitutes como pão de queijo ou empada, passando por hambúrgueres, pizzas, além de pratos de conceito da culinária afetiva e opções típicas italianas.

Vinícola locais
O município que é o maior produtor de uvas per capta da América Latina, carrega procedência e qualidade em seus sucos, vinhos e espumantes, que serão ofertados em taças ou garrafas, por 10 vinícolas durante o Festival.

Autenticidade no artesanato
As expressões da arte artesã, cultivada e transmitida através das gerações, são encontradas em Monte Belo do Sul na confecção de artefatos típicos da cultura italiana, herdada dos imigrantes.
Os visitantes do Festival poderão encontrar diversas opções de artesanato como: barris, tonéis, tinas, baldes e ofurôs artesanais; além de chapéus, cestas, outros produtos feitos à base de palha de trigo e produtos naturais de alfazema (sabonete natural, aromatizador, escalda pés, infusão, camomila e buquês).

Agroindústria local
Pães, geleias, biscoitos, massas, salame, temperos, especiarias e queijo estão entre os produtos ofertados nas tendas  que ficarão na Praça Padre José Ferlin durante o evento.

Programação para toda a família
Junto do artesanato, agroindústria familiar, vinhos, espumantes e gastronomia típica, uma programação composta por atrações artísticas locais e regionais preenche os dois dias de evento.
Desde grupos infantis e adultos do próprio município até artistas conhecidos no Estado, a ideia é abranger todos os públicos.
O Secretário de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul, Alvaro Manzoni reforça o convite : “O festival é a vitrine de todo o trabalho realizado pelos nossos empreendedores e secretaria com o intuito de valorizarmos o quê é de Monte Belo e mostrarmos nossas potencialidades turísticas e culturais. Estão todos convidados a prestigiar”.
Confira a programação cultural do ‘Vieni Vivere la Vita Festival’:

Dia 15 (sexta-feira)
11h30 – Show com Joce Sampaio
13h30 – Apresentação do Coral Municipal Musicando Melodias, Coral Infanto Juvenil Alegria de Cantar e Grupo Acordes
15h30 – Espetáculo Cênico-Musical Terra Nostra
17h30 – Show com Beto Valduga Quinteto
19h30 – Show com Jonny Grace, cover de Elvis Presley
21h30 – Show com Acústicos Band

Dia 16 (sábado)
11h30 – Apresentação do Grupo Vicentino
12h30 – Show com a banda JESSE47
14h30 – Show com Acustic Rock Maicon & Pontel
16h30 – Apresentação com o Grupo de Danças Ballo D’Italia e Dança Infantil Picolli Balerini
17h30 – Show com Ragazzi Dei Monti
19h30 – Show com Tenor Dirceu Pastori
21h30 – Show com Credenciados – Creedence Cover

Serviço
O quê: ‘Vieni Vivere la Vita Festival’
Quando: 15 e 16 de novembro, das 10h às 22h
Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul – RS
Mais informações: fanpage ou perfil de Instragram do ‘Visite Monte Belo’