Meu cachorro come fezes, o que eu faço?

2015-04-10_190211

Saiba por que seu cachorro come fezes e como fazer para ele parar com esse hábito nada higiênico

De todos os hábitos repulsivos que nossos companheiros caninos têm – como por exemplo: beber água do vaso sanitário, rolar na lama , lamber suas partes intimas, nada é mais nojento que cachorro que come fezes.

Há um nome científico para este hábito dos pets – coprofagia – mas há também razões comportamentais e fisiológicas por que alguns cães veem o esterco como uma iguaria saborosa.
Se você tem um cachorro que come fezes, não se desespere. Existem maneiras de acabar com esse hábito. Embora não seja comprovado pela ciência, pois há poucos estudos sobre isso, comer cocô é relativamente comum.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, chegaram a conclusão que comer fezes frescas é um reflexo de uma predisposição inata de canídeos ancestrais que vivem na natureza que protege os membros da matilha dos parasitas intestinais presentes nas fezes que ocasionalmente podem ser jogados na área de descanso / repouso. O estudo realizado foi apresentado na conferência anual da American Veterinary Society of Animal Behavior, e consistiu em duas pesquisas separadas e enviadas por cerca de 3.000 donos de cães. Embora seja repulsivo para os donos, não é realmente tão ruim assim do ponto de vista canino. Os cães evoluíram como catadores, comendo o que encontraram no chão ou no lixo, de modo que suas idéias de alta culinária são um pouco diferentes das nossas.

Porque cachorro filhote come fezes?
Para alguns animais, como coelhos, comer fezes é uma maneira totalmente normal de obter os principais nutrientes. De fato, se você impedir que coelhos façam isso, eles desenvolverão problemas de saúde e os filhotes não conseguirão sobreviver.

Felizmente, os cães não precisam obter nutrientes dessa maneira. É, no entanto, um comportamento natural e normal em alguns estágios da vida canina. As cadelas lambem seus filhotes para eliminar e limpar suas fezes, durante as primeiras três semanas. Os filhotes também se envolvem naturalmente nesse comportamento, comendo tanto os seus excrementos fecais (conhecidos como auto coprofagia ) quanto os de outros cães ( alo coprofagia).), assim como gatos e outros animais.

Alguns cães acham que estrume de cavalo e fezes de gato são deliciosos. Comer o próprio cocô é inofensivo, mas de outros animais pode causar problemas de saúde se as fezes estiverem contaminadas com parasitas, vírus ou toxinas. Na maioria dos casos, esse comportamento desaparece antes dos nove meses de idade.
Quando ocorre em filhotes, a coprofagia é geralmente considerada parte do processo de explorar o mundo ao seu redor. A maioria ficará satisfeita com uma cheirada, mas alguns vão querer, como crianças humanas, colocar tudo na boca.

Por que o cachorro come fezes?
Se o seu cão adulto começar a comer esterco, você deve consultar seu veterinário para descartar problemas de saúde como: Parasitas; Dietas deficientes em nutrientes e calorias; Síndromes de má absorção; Diabetes; Doença de Cushing; Doença da tireoide; entre outras condições que possam causar um aumento no apetite

Drogas, como esteroides
Em muitos casos, os cães começam a comer seu próprio cocô devido a algum tipo de estresse ambiental ou gatilhos comportamentais, incluindo:
Isolamento: Estudos mostraram que os cães que são mantidos sozinhos em canis ou porões têm maior probabilidade de comer cocô do que aqueles que vivem perto de seu dono.
Confinamento restritivo: Ficar muito tempo confinado em um espaço pequeno pode causar o problema. Não é incomum ver coprofagia em cães resgatados de abrigos lotados.
Ansiedade: Geralmente resultado de uma pessoa que usa punição ou métodos severos durante o treinamento em casa . De acordo com essa teoria, os cães podem defecar e depois comer seu próprio cocô para se livrar das evidências, mas depois são punidos novamente. Então torna-se um ciclo vicioso.
Busca de atenção: Os cães comem seu próprio cocô para ter uma reação de seus humanos, o que inevitavelmente o farão. Portanto, se você vir seu cão fazendo isso, não exagere.
Associação inadequada com comida de verdade: Cães que são alimentados próximos de suas fezes podem fazer uma conexão entre os odores dos alimentos e os do cocô e serão incapazes de perceber a diferença.

Cheiro da mãe: Em alguns casos, os filhotes ficam confusos ao cheirar os odores fecais no hálito da mãe depois que ela os limpa. Além disso, às vezes as mães podem regurgitar alimentos misturados à matéria fecal do filhote. Isso então que pode criar um filhote que irá desenvolver esse mau hábito.
Viver com um cão doente ou idoso: Às vezes, um cão saudável consome fezes de um cachorro mais fraco da casa, especialmente em casos de incontinência fecal. Os cientistas acreditam que isso pode estar relacionado ao instinto de proteger o bando de predadores.

Como tratar cachorro que come fezes
Veterinários e donos de cães observaram melhorias com várias estratégias, como por exemplo:
Suplementação vitamínica: Existe uma teoria de longa data de que os cães comem fezes porque estão perdendo algo em suas dietas. A deficiência de vitamina B, principalmente, tem sido o principal suspeito, e os estudos corroboram isso. Em 1981, os cientistas mostraram que a atividade microbiana fecal sintetizou tiamina, uma vitamina B. Outra pesquisa encontrou outros nutrientes ausentes.

Suplementação enzimática: A dieta canina moderna é mais rica em carboidratos e pobre em proteínas e gorduras da carne do que a dieta ancestral canina. Algumas pessoas tiveram sucesso com um amaciante de carne que contém papaína, uma enzima digestiva.

Causar aversão ao sabor do cocô: A teoria é que certos sabores e cheiros são tão repugnantes para os cães quanto a ideia de comer fezes é para nós. Assim pulverizar certas substâncias no cocô o tornará menos atraente. Muitos desses produtos contêm glutamato monossódico, camomila, derivados de plantas como pimenta, mandioca, alho e salsa.

Talvez a melhor maneira fazer seu cachorro parar de comer fezes seja através de treinamento e higiene, como por exemplo: Mantenha a área onde seu cachorro fica a maior parte do dia limpa, incluindo o quintal, para que não haja cocô para ele pegar; Os donos de gatos devem manter a caixa de areia limpa ou fora do alcance do cão; Supervisione o seu cão quando passear com ele e apanhe seu cocô imediatamente;

Treinamento
Um exercício simples, é ensinar seu cão a ir até você para comer um petisco assim que ele tiver terminado de fazer cocô. Dessa forma, o cão desenvolverá o hábito de correr até você para comer um petisco saboroso, em vez de buscar o revoltante cocô no chão.